Fernanda Moraes
Da Redação
O mandato do vereador Magnun Vinnicios Rodrigues (PSB), de General Carneiro, foi suspenso, conforme resolução administrativa da mesa diretora Nº 003/2022.
De acordo com o documento, a suspensão considera os fatos, até então apurados, pela Comissão Parlamentar de Inquérito n° 001/2022, no qual, Magnun é investigado por quebra de decoro parlamentar.
Além disso, a resolução também considera que a determinação de prisão preventiva do parlamentar viola os artigos 55 e 56 do Regimento Interno da Câmara Municipal, uma vez que Magnun está impedido de cumprir sua obrigação de comparecer às sessões.
Assim, em decorrência da decretação da prisão preventiva do vereador, enquanto durarem seus efeitos, à contar da sessão de aprovação desta resolução, Magnun está suspenso de seu mandato.
Vale ressaltar que, em razão do afastamento, ainda fica suspenso o pagamento dos subsídios do parlamentar, como todas as prerrogativas inerentes ao mandato.
Diante disso, o suplente de Magnun será imediatamente convocado para tomar posse do cargo vago, conforme art. 71 do regimento interno.
Relembre o caso
O vereador, que é ex-presidente da Câmara Municipal de General Carneiro, foi preso, no dia 11 de setembro, enquanto tentava roubar gado de uma fazenda situada na zona rural de Primavera do Leste.
Outros três homens que davam apoio ao parlamentar também foram detidos.
Conforme o boletim de ocorrência, os funcionários da propriedade resolveram ir até o pasto após ouvirem um disparo de arma de fogo. No local, os suspeitos foram pegos em flagrante enquanto se preparavam para cortar o animal abatido em pedaços.
Na época, o grupo então tentou abrir fuga numa caminhonete Amarok branca. Porém, um dos colaboradores da fazenda entrou na frente do veículo dos suspeitos e quase foi atropelado pelos criminosos. Nesse momento, o funcionário decidiu atirar contra os pneus da caminhonete, que parou poucos metros depois.
O vereador então desceu do veículo e trocou socos com servidor da propriedade. O rapaz, contudo, conseguiu tomar a arma que estava em posse do parlamentar e o conteve com uma coronhada na cabeça.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
