Gabriel Rodrigues
RD News
De olho nas eleições de 2026, o prefeito de Querência (753 km de Cuiabá) e produtor rural, Fernando Gorgen (União Brasil), que está em seu 2º mandato consecutivo, não pretende se envolver nas eleições municipais do ano que vem, quando seu sucessor será escolhido pela população da cidade.
Ele argumenta que não pretende criar "desafetos" na região já que busca formar uma “base consolidada” para se lançar a deputado federal em 2026. "Lá [em Querência] tem vários candidatos, mas não sei se vou me envolver na eleição, depende de quem for candidato", disse o gestor durante visita à sede do RD News.
No 4º mandato, não consecutivo, à frente da prefeitura da cidade, que está localizada no Vale do Araguaia, Fernando agora projeta voos mais altos. Ele garante que a ideia é alimentada por moradores da região e por empresários que querem ter um representante no Congresso Nacional.
"A gente tá com um sonho e tem um pedido muito grande da região do Araguaia, que cobra uma candidatura à deputado federal. Se eu semear essa ideia e a população abraçar, talvez eu não apoie ninguém [em 2024]", disse.
O prefeito entende que o projeto tem que nascer fortalecido e baseado na união entre às poucas lideranças da região, para que dê frutos, sendo assim, ficar "em cima do muro", pode ser a melhor solução.
"Eu vou precisar de todos para me apoiar. Uma candidatura tem que ser forte em casa e se eu começar a dividir em casa, como é que vai ser fora? Depende de quem for candidato, só se for alguém muito próximo", concluiu.
Gorgen assumiu o Executivo pela primeira vez em 2004 e seguiu até 2012. Quatro anos depois, venceu novamente e foi reeleito para mais um ciclo, que se encerra no ano que vem. Ao todo, serão 16 anos sob o comando da cidade.
Mato Grosso possui 8 deputados federais, nesta legislatura, Cuiabá tem 5 representantes, sendo eles: Coronel de Assis (União Brasil), Fábio Garcia (União Brasil), Emanuelzinho (MDB), Abílio Jr., e Coronel Rubia Fernanda (PL).
Jose Medeiros (PL) tem base em Rondonópolis, enquanto Juarez Costa (MDB) tem base em Sinop (a 396 km de Cuiabá), região norte do estado. Amália Barros (PL), tem base em Campo Novo do Parecis (a 400 km de Cuiabá), região sul.
Crescimento populacional
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geográfia e Estatística (IBGE) de 2021, o município possui pouco mais de 18 mil habitantes. Porém, Fernando explicou que vai encerrar o mandato com um crescimento exponencial e que no novo censo, o número deve ser superior a 30 mil habitantes.
Ao pontuar a questão orçamentária do município, Gorgen afirmou ainda que a estimativa prevista para 2023, é de R$ 200 milhões.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).