POLÍTICA Sexta-feira, 22 de Dezembro de 2023, 09:26 - A | A

22 de Dezembro de 2023, 09h:26 - A | A

POLÍTICA / GOVERNO LULA

Neri Geller é nomeado secretário de Política Agrícola do MAPA - portaria

O cargo estava vago desde janeiro, reservado para Neri Geller, que teomeação barrada por conta da inelegibilidade, agora revertida no TSE

Jacques Gosch
RD News



O ex-deputado federal Neri Geller (PP) foi confirmado no cargo de secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). A nomeação, autorizada  pela Casa Civil da Presidência da República, está publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa quinta (21). 

O cargo estava vago desde janeiro, reservado para Neri Geller, que teve a nomeação barrada por conta da inelegibilidade. No entanto, no último dia 15 de dezembro,  o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou  recurso  ordinário eleitoral   contra a cassação do mandato após denúncia do Ministério Público Eleitoral por suposto abuso de poder econômico durante às eleições de 2018.

Com isso, o progressita foi inocentado, conseguiu  recuperar os direitos políticos e reverter a inelegibilidade, o que possibilitou a nomeação. Neri Geller já comandou a Secretaria de Política Agrícola do MAPA durante  Governo Dilma Rousseff (PT) e também foi ministro da Agricultura e Pecuária na gestão da petista.

 
Junto com o ministro do MAPA Carlos Fávaro (PSD), Neri Geller foi um dos primeiros representantes do agronegócio a apoiar o presidente da República Lula (PT) nas eleições de 2022. Por conta do apoio, sofreu inúmeros ataques dentro do setor. 

Em 2022, Neri Geller  foi candidato ao Senado e ajudou a garantir palanque para Lula em Mato Grosso. Ocorre que a inelegibilidade, agora revertida pelo TSE,  inviabilizou a candidatura e o progressista acabou derrotado nas urnas.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Câmara BG Dezembra Laranja e Vermelho
 


Comente esta notícia