Da assessoria
O pré-candidato a prefeito Thiago Silva, defendeu durante a entrevista, e também apresentou em seu plano de governo (13) a proposta que visa a criação do Serviço Integral de Saúde Mental (SIM) para o atendimento da população de baixa renda, em Rondonópolis, que possui transtornos psíquicos.
De acordo com Silva e o pré-candidato a vice-prefeito Luizão, o SIM deverá oferecer serviços para crianças, jovens, adultos e idosos nas áreas da Psiquiatria, Psicologia e Terapia Ocupacional. Também poderão ser disponibilizadas atividades em grupo e oficinas terapêuticas, com o suporte de uma equipe interdisciplinar que inclui profissionais da educação física.
Thiago ressaltou o seu compromisso em continuar atuando em defesa daqueles que não tem voz, e carecem de apoio, principalmente após a pandemia onde aumentaram os casos de doenças mentais. “Desde cedo convivo com este tema, muito sabem que minha mãe sofre de esquizofrenia, e coloquei como meta na minha vida particular e pública lutar em defesa da saúde mental da população. Temos vários projetos em defesa desta pauta e fui o autor da emenda que garantiu R$ 4 milhões do Fundo de Equilíbrio Fiscal para o Hospital Paulo de Tarso visando atender pessoas que sofrem de transtornos mentais”, disse Silva.
O pré-candidato propôs que, caso se torne o próximo prefeito da cidade em 2025, irá destinar investimentos robustos na área da saúde mental para a contratação de profissionais e a compra de medicamentos. “E como prefeito, caso eu seja eleito, queremos colocar a saúde mental dentro do orçamento e prioridade do município.
Precisamos de dar uma atenção especial para quem sofre de transtorno e também aos seus familiares, e um dos nossos projetos é potencializar as políticas públicas para atender quem realmente precisa. Queremos criar o Sistema Integral da Saúde Mental para atender crianças, jovens, adultos e idosos que necessitam de um atendimento humanizado em nossa cidade. Vamos trabalhar junto ao Governo Estadual, bancada federal e viabilizar recursos para atender essa demanda da população”, finalizou o pré-candidato a prefeito.
Thiago reforçou que é o autor da Lei 11.377/2021, que cria em Mato Grosso a Rede de atenção às pessoas com esquizofrenia e demais doenças mentais, com o objetivo de dar atenção de forma integral a quem precisa, em todos os níveis de atenção à saúde, realizando ações para defesa e garantia de direitos, proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação psicossocial, inclusão e geração de renda.