Andrezza Dias
Da Redação
O vereador Ronair de Jesus Nunes (PSDB) desenvolveu um projeto de lei que visa tornar obrigatória a inclusão de mais alguns serviços funerários gratuitos a indigentes e população de baixa renda em Barra do Garças. A proposta deve ser votada na Câmara Municipal na próxima sessão.
De acordo com o parlamentar, na Lei Ordinária Municipal nº 2451/2002 as empresas funerárias são responsáveis apenas pela preparação do corpo e encaminham diretamente para o cemitério.
Caso aprovado, o projeto de lei nº 007/2021 faz uma alteração nesta lei e incluirá nos serviços gratuitos de sepultamento, procedimentos e meios necessários como caixão ou urna funerária, transporte, cerimonial para velório, preparação do corpo, fornecimento de velas, aluguel da sala de velório, entre outros.
Na segunda-feira (29), durante sessão da Câmara Municipal, os vereadores Ronair Nunes e Pedro Filho (PSD) fizeram uma indicação à prefeitura de Barra do Garças e a Secretaria de Saúde solicitando prioridade na vacinação contra a Covid-19 para coveiros, agentes funerários e membros da Segurança Pública (Policiais, bombeiros, polícia penal, perícia técnica e etc).
Para Ronair, a inclusão destes profissionais nos grupos prioritários é essencial visto que são trabalhadores que também estão expostos ao vírus durante suas atividades. “Os policiais militares, por exemplo, precisam fazer revistas pessoais, os bombeiros precisam socorrer pessoas em acidentes, atividades que exigem contato direto. Então, há realmente esta necessidade”, explicou o vereador.