Da Redação
O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), divulgado nesta quinta-feira (25), aponta que quatro casos suspeitos de varíola dos macacos (monkeypox) são monitorados em Barra do Garças (MT). Ainda na região do Araguaia, um caso foi confirmado em Nova Xavantina (MT).
Conforme o documento, também há a investigação de outros 22 casos suspeitos em Mato Grosso, sendo dois em Cuiabá, quatro em Várzea Grande, um em Campo Verde, um em Porto Esperidião, cinco em Tangará da Serra, três em Sinop, um em Nova Ubiratã, um em Mirassol D’Oeste, dois em Campo Novo do Parecis, um em Canarana e um em Pontes e Lacerda.
Caso suspeito em Canarana
Na terça-feira (23), a SES-MT registrou um caso suspeito em Canarana. No entanto, a Secretaria de Saúde do município divulgou um oficio, na tarde desta quarta-feira (24), explicando que o caso em questão originou-se de um paciente que está em Minas Gerais e que apenas declarou ser originário da cidade.
A Secretaria Municipal de Saúde solicitou apoio do Estado para suspender, até o presente momento, nos boletins epidemiológicos emitidos, a suspeita.
Casos confirmados em MT
Até esta quinta-feira (25), a SES-MT divulgou que o estado registra o total de 20 casos confirmados de varíola dos macacos, sendo quatro residentes de Várzea Grande, onze residentes de Cuiabá, um em Rondonópolis, um em Nova Xavantina, dois em Tangará da Serra e um residente de Sorriso.
Sintomas e prevenção
Os principais sintomas da varíola dos macacos são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. Caso haja a manifestação destes sintomas, procure uma Unidade Básica ou de Pronto Atendimento.
Para a prevenção da doença, coloque em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
