SAÚDE Domingo, 29 de Outubro de 2023, 10:28 - A | A

29 de Outubro de 2023, 10h:28 - A | A

SAÚDE / CELEBRAÇÃO DA VIDA

Madrinha da MT Mamma, primeira-dama do Estado participa do encerramento da programação do Outubro Rosa

“Eu sei o quanto receber carinho e atenção é fundamental na recuperação de um paciente; já passei pelo tratamento câncer e sei o que essas mulheres enfrentam”, disse Virginia Mendes

Vânia Neves | Unaf



Jana Pessoa

Virginia Mendes, Câncer de MAMA

 

A 13ª edição do evento Macarromama, realizado pela associação MTMamma neste sábado (28.10), com o tema “Olhando e Escutando com o Coração”, marcou o encerramento da campanha  de combate ao câncer com o tradicional jantar Macarromama. A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, madrinha da entidade há quatro anos, participou do evento acompanhada do governador Mauro Mendes. Uma noite para celebrar a vida e relembrar histórias de superação.

A MTMamma é referência no acolhimento de mulheres e homens em tratamento de câncer de mama e no trabalho de conscientização do diagnóstico precoce da doença.

Para a primeira-dama Virginia Mendes que acompanha o trabalho da entidade, a atenção e todo o cuidado com as pessoas assistidas é fundamental.

“Ano passado não pude participar deste evento tão lindo, porque eu estava em tratamento de câncer, mas graças a Deus hoje posso estar aqui no encerramento do Outubro Rosa. A MT Mamma é muito importante no acolhimento de mulheres e homens que passam por tratamento e também na prevenção com as orientações do diagnóstico precoce. Eu sei o quanto receber carinho e atenção é fundamental na recuperação de um paciente, sei o que essas mulheres enfrentam. As orações que recebi de pessoas que eu nem conhecia fez toda diferença”, contou Virginia Mendes.

“Agradeço a presidente Karen Matias pelo convite e a toda diretora da MTMamma, o meu marido governador Mauro Mendes por apoiar essa causa, todos os parceiros e voluntários, contem sempre comigo”, acrescentou Virginia Mendes.

Durante o mês de outubro, diferentes atividades foram promovidas em torno da campanha de combate do câncer de mama. A programação teve início no Parque das Águas; teve o MT Mamma na Praça e ainda as vendas de camisetas nos Shoppings de Cuiabá e Várzea Grande, com a finalidade de arrecadar recursos para a manutenção da associação.

Karen Matias, presidente da MT Mamma, participa há 12 anos como voluntária. Ela contou que tudo começou quando foi até a entidade para comprar uma camiseta para presentear a mãe que passava pelo tratamento de câncer de mama.

“Depois desse dia, eu e minha mãe engajamos na causa, e desde então sou voluntária na entidade. As ações do Outubro Rosa são muito importantes porque a MT Mamma ajuda a salvar vidas. A associação tem credibilidade e tradição neste trabalho, então desde 2009, quando a primeira ação foi realizada, nós fazemos alerta para que homens e mulheres realizem o auto exame, é uma medida simples que pode garantir mais de 90% de chance de cura se o nódulo for detectado precocemente”, lembrou Karen.

Segundo a presidente, o apoio da primeira-dama Virginia Mendes faz toda diferença nas ações promovidas.

“Nós sabemos que podemos contar com a disposição e o coração bondoso da dona Virgnia. Há quatro anos ela nos dá respaldo por meio da Setasc e da Unaf. Graças a ela também temos o apoio do programa SER Família Solidário com as entregas de cestas de alimentos, já recebemos mais de 1.500 unidades e kits de higiene e limpeza. Esse auxílio ajuda bastante, porque muitos de nossos assistidos passam por dificuldades financeiras. Toda nossa gratidão a nossa madrinha”.

Para a empresária Idê Guimarães, madrinha do Outubro Rosa 2023 e parceira da associação, participar das ações é um dever. Ela também falou do carinho pela primeira-dama Virginia Mendes.

“Estou muito feliz, porque eu acho que isso aqui é uma obrigação. A gente tem, sim, que colaborar e ajudar, pois não sabemos se amanhã podemos estar aqui precisando de um auxílio da instituição, e para mim é uma honra estar junto com minha filha Virginia Mendes, ela sabe o tanto que eu a amo".

Thaise Mendes descobriu que tinha câncer de mama ano passado. Ela contou sobre o apoio que a primeira-dama Virginia deu e como foi importante o carinho dela.

“Confesso que estou com meu coração a mil por estar com ela pessoalmente e agradecer, porque ela faz parte da minha cura. Quando descobri que eu estava doente, fiquei muito desesperada atrás de médico, e ela me deu todo suporte e a todo o momento ela me dizia para eu ter calma, que a gente vai alcançar a cura, sem saber que ela também iria passar por um tratamento”.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Hotel Natal

 

 



Comente esta notícia