Kessillen Lopes
g1 MT
Uma mãe que está com a filha de 9 meses internada com Covid-19 em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, fez um apelo nas redes sociais para que os pais vacinem as crianças que já têm idade para receber o imunizante. Manuela Oliveira Xavier Silva testou positivo para a doença há 7 dias.
“A Covid chegou na nossa família, infelizmente. A Manu é a que mais está sendo afetada por essa doença traiçoeira por ainda não ter uma vacina que ela possa tomar. [...] Escrevo isso com lágrimas nos olhos, pois estou exausta, sem rede de apoio onde moro. Só peço a Deus a cura da Manuela”, desabafou a mãe Janaina Xavier, nas redes sociais.
Ao g1, Janaina contou que ela e o outro filho, de 7 anos, também testaram positivo, no entanto, ambos já estão vacinados e tiveram sintomas leves da doença. Segundo ela, tudo começou no dia 25 de janeiro, quando o pai dela testou positivo.
“Meu pai veio para Rondonópolis trazer meu filho que estava de férias em Cuiabá. Quatro dias depois, na terça-feira (25), ele testou positivo. Na quarta, Manuela começou a ter febre e foi levada ao médico para exames e o primeiro teste deu negativo”, contou.
De acordo com Janaina, na sexta-feira (28), a bebê começou a tomar remédio para infecção de garganta e apresentou melhora. Já na terça-feira (1°) a menina voltou a se sentir mal e realizou um novo teste de Covid. Dessa vez, positivo.
Manuela voltou ao médico para ser medicada, mas não apresentou melhoras, segundo a mãe. Nessa segunda-feira (7), os exames apontaram uma infecção no sangue e início de pneumonia já com infiltração no pulmão. Desde então, a bebê está internada com dificuldades para respirar.
“Se agravou de repente, porque antes os exames estavam normais, o pulmão dela estava limpo. Ela só chora, mesmo estando medicada. Esses dias estão sendo muito difíceis”, relatou.
Foto: Arquivo Pessoal

Incentivo à vacinação
Manuela ainda não tem idade para ser vacinada, no entanto, a imunização está liberada para crianças de 5 a 11 anos.
Janaina afirmou que os sintomas da doença nela e no filho foram leves devido à imunização. O pai das crianças, que também já completou o esquema vacinal, não foi contaminado, mesmo convivendo na mesma casa.
“Como eu e meu filho tomamos a vacina, os sintomas foram leves e foi tranquilo passar por isso. É por isso que sempre reforço para os pais vacinarem seus filhos, pois essa doença não é fácil. Ela é traiçoeira”, pontuou.
O apelo feito nas redes sociais, segundo a mãe, é para que os pais se conscientize quanto à importância da imunização.
“Participo de grupos onde tem mães incentivando outras a não vacinarem os filhos. Isso é um absurdo. A vacina salva, os cientistas estudam e trabalham para isso”, ressaltou.
Baixa procura em MT
Em Mato Grosso, apenas 1,4% do público entre 5 e 11 anos recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19. Os dados da baixa procura pela vacinação de crianças são da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e foram divulgados no início deste mês.
Na capital, apenas 12,2% receberam a primeira dose contra Covid.
Até terça-feira (1°), 7.411 crianças de 5 a 11 anos tomaram a primeira dose contra a Covid, em Cuiabá. No entanto, no sistema há 19 mil cadastros que já estão aptas a receber um dos imunizantes.
A Prefeitura de Cuiabá esperava imunizar 60,4 mil pessoas nesta faixa etária.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
Secom | BG
