Da Redação

A audiência pública em Pontal do Araguaia, na noite desta quinta-feira (5), marcada pelo presidente da Câmara, Leandro Cardoso (PSB), foi o ponta pé inicial para solucionar o problema de trânsito da avenida Universitária. Sem condições de construir um acesso alternativo, a proposta mais viável para desobstruir a pista é a restrição do estacionamento a apenas um de seus lados. A pergunta é se, na tocada de readequação da via, o município também vai por para funcionar os postes de iluminação há 3 anos instalados no canteiro central.
A avenida é via de acesso para todo o município e funciona como única entrada e saída da cidade. Com um fluxo de veículos grande, o condutor ainda tem que lidar com o estreitamento da pista em alguns pontos e com o comércio local, que ali se concentra, fazendo das laterais o estacionamento para a clientela.
O prefeito já até mandou confeccionar de proibido estacionar, conforme comentou na quinta, mas o tema ainda carece de discussão. O Detran será acionado para estudar o caso e ajudar na solução até o próximo dia 27, data marcada para a segunda audiência.
O que nunca foi discutido pelo Legislativo e pelo Executivo, com o mesmo empenho, no curso desse mandato, é a iluminação pública da mesma avenida, no trecho duplicado. Com os postes do canteiro central instalados há mais de 3 anos, desde o mandato da ex-prefeito Divina Oda, falta apenas que o atual gestor Gerson Rosa “ligue o disjunto”.
Passados mais de dois anos e meio de gestão, a questão que fica é se essa resistência em dar continuidade ao projeto de iluminação não é motivada por “birra” política, já que quem revitalizou a avenida foi a adversária Divina.