Vereador em terceiro mandato por Barra do Garças e dono de uma popularidade incomum, Jaime Rodrigues Neto - Jaiminho (União Brasil), atual vice-presidente da Câmara de Vereadores, poderá ser uma opção de seu partido a uma cadeira na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Até então, ele é o único nome no Médio Araguaia a se colocar à disposição do partido para representar Mato Grosso e, em especial, a região do Vale do Araguaia mato-grossense onde o colégio eleitoral ultrapassa os 300 mil eleitores e se ressente há décadas de um nome que seja ‘de casa’.
Bairrismo à parte, essa condição de ausência de um representante nato, sempre vem à baile em período eleitoral quando os votos se fracionam entre vários candidatos sem, no entanto, eleger ‘um nome da terra’ onde sobram reivindicações neste ou naquele setor da administração.
Caso o projeto de Jaiminho seja exitoso, a região teria, então, um representante nato do Araguaia que desde os anos oitenta deixou de compor a bancada mato-grossense no Congresso, o que é lamentável do ponto de vista político, social e econômico.
É conveniente que se diga que esta região do Araguaia precisa de um representante que conheça e zele pelas as demandas de infraestrutura, de saúde e de ação social, apenas para citar alguns itens, Caso Barra do Garças encampe essa ideia, o vereador levaria vantagem, uma vez que o município possui um colégio eleitoral de 40 mil eleitores, mas, como nem tudo são flores, outros nomes podem surgir para a divisão desses votos.
Jaime Rodrigues é servidor público estadual (Secretaria da Fazenda), professor e por três mandatos consecutivos vereador.