Da Redação com Rede da Notícia
Seis embarcações estão percorrendo mais de 1,2 mil km nos rios Araguaia, Mortes e Tapirapé, na 1ª Expedição Aquática Socioambiental neste feriado prolongado do Dia do Trabalhador. A caravana, liderada pelo ex-prefeito de General Carneiro, Marcelo Aquino, deixou Barra do Garças nesse 1º de maio após o plantio de mudas de acácia amarelas no Complexo Turístico do Porto do Baé.
A partida, acompanhada pelos secretários de Meio Ambiente e Turismo de Barra do Garças, Blainy Danilo e Wendel Lopes, respectivamente, reuniu vários ambientalistas e populares às margens do encontro dos Rios Garças e Araguaia. Uma missa campal celebrada pela igreja Católica marcou o início do evento lançado para a recuperar dos rios que estão sendo percorridos.
Durante os próximos 13 dias, a expedição passará por 10 municípios, com encerramento no Rio Tapirapé, em Porto Alegre do Norte. Para percorrer os 1,2 mil km, toda uma estrutura de apoio foi montada com o acompanhamento da Polícia Militar de Proteção Ambiental Araguaia.
“Como homem público, é meu dever zelar pelo meio ambiente e essa iniciativa era um sonho que almejava há vários anos e hoje, juntamente com colaboradores, estamos dando o pontapé dessa primeira expedição”, disse o ex-prefeito Marcelo Aquino durante a saída das embarcações no Porto do Baé.
Logo após a partida, Araguaiana foi a primeira cidade a receber a expedição. A caravana foi recepcionada no porto da cidade pelo prefeito José Marra e pelo secretário de Meio Ambiente, Diari Feitosa, onde ocorreu o plantio de árvores nativas do cerrado no entorno do campo society Oscar Nery.