Da Redação
O dia 13 de maio é marcado com 23 emancipações políticas no Mato Grosso. Isso significa que nesta quinta-feira, 16% dos 141 municípios do estado dividem a mesma data de aniversário. Além disso, também é celebrado o dia de Nossa Senhora de Fátima, o que carrega um simbolismo ainda maior.
Com exceção de São Félix do Araguaia, Pedra Preta e Tangará da Serra, todas as outras cidades foram emancipadas no mesmo dia, mês e ano.
De acordo com o historiador Suelme Fernandes, é bem provável que os municípios aniversariantes dividem a data por um acordo feito na Assembleia Legislativa, aprovado em projeto de lei.
Fora a “coincidência”, as cidades aniversariantes estão concentradas em diferentes regiões. “Pode ter a ver com os projetos de lei da Assembleia Legislativa, para aprovar tudo de uma vez só. Seria mais fácil, por exemplo, para formar colégios eleitorais. Um ‘pacotão’ só para facilitar a aprovação”, explica.
Segundo aponta o historiador, a celebração de emancipação política de vários municípios em um só dia traz diversos ônus, tanto para a história da cidade, como para a política. Assim, municípios menores perdem visibilidade para os maiores.
“Geralmente nessas festas de aniversários de municípios acontecem entregas de obras, então os prefeitos querem a presença de deputados e outros políticos. Como o estado é gigante, não dá para visitar 3 cidades de uma vez”, pontua Suelme.
As regiões
Nas regiões oeste e sudoeste de Mato Grosso, fazem aniversário: Tangará da Serra, Nova Olímpia, Indiavaí, Comodoro, Porto Esperidião e Reserva do Cabaçal.
No sul e sudeste do estado, os municípios que comemoram a emancipação política hoje são: Primavera do Leste, Pedra Preta e Alto Taquari.
Na região do Araguaia, leste mato-grossense, as cidades aniversariantes são Campinápolis, Cocalinho, Novo São Joaquim, Vila Rica, Porto Alegre do Norte, São Félix do Araguaia.
No norte e médio norte, é feriado nesta quinta-feira em Marcelândia, Terra Nova do Norte, Itaúba, Vera, Nova Canaã do Norte, Novo Horizonte do Norte, Peixoto de Azevedo e Sorriso. (Com informações do Gazeta Digital).