João Pedro Donadel
Da Redação
Na manhã desta segunda-feira (16) aconteceu no gabinete do prefeito Roberto Farias (MDB) a coletiva de imprensa na qual foram exibidos os certificados de confirmação e reconhecimento da cidade de Barra do Garças no Mapa Nacional do Turismo Brasileiro. O documento é exigido para que as políticas públicas e investimentos na área sejam mais adequados a realidade de cada região.
O certificado tem validade de dois anos (2019-2021). Com isso, exige sempre uma atualização dos municípios nas normativas exigidas pelo Ministério do Turismo para a categorização de suas cidades. A cada dois anos são feitas novas reavaliações para manter a categorização atualizada.
Com a classificação de Barra do Garças na categoria B, que compreende aquelas cidades que concentram fluxo de turistas domésticos e internacionais. A cidade, inserida na Região Turística Portal do Araguaia, fica atrás apenas de Cuiabá, pela questão de números de habitantes “nossa cidade não deixa a desejar em nada na questão do turismo, só não estamos na categoria A pois essa só é concedida à capitais e grandes metrópoles” explica a secretária de Turismo municipal, Mônica Porto.
A inserção de Barra do Garças no Mapa Nacional do Turismo brasileiro é um sonho desde a primeira gestão, conta o prefeito Roberto Farias. Quando assumiu em 2013, o mesmo idealizou que a cidade estivesse no mais alto patamar na questão do turismo “através do turismo conseguimos atrair investimentos, pessoas de fora, movimentar toda a economia da cidade” explica.
Para Farias, é essencial o investimento nesse setor “nós queremos tornar Barra do Garças na Bonito [cidade de Mato Grosso do Sul] do Mato Grosso, e temos potencial para ser melhor ainda” completa. Além desse objetivo, Farias conta que através de ações voltadas ao turismo, o setor econômico da cidade cresce em conjunto “nós temos um calendário turístico dos mais completos do país, nessa semana da Expoleste, por exemplo, toda nossa rede de hotel está lotada” destacou.
O prefeito relembra a luta, juntamente à secretária Mônica, desde o seu primeiro mandato, para capacitar a cidade à receber com qualidade seus turistas. De acordo com ele, o turismo se tornará um dos viés mais vitais para a cidade nos próximos anos.
Farias comemora junto à toda equipe da secretaria de Turismo essa conquista, relembrando momentos difíceis que passaram, como a adequação do Aeroporto Municipal para sua reabertura, todo o trabalho realizado em conjunto com o legislativo municipal e estadual para que a cidade se capacitasse no setor turístico.