Kayc Alves
Da redação
A Câmara Municipal de São Félix do Araguaia aprovou, na segunda-feira (23), um projeto de lei que proíbe o uso de embalagens e sacolas plásticas no município. A proposta recebeu unanimidade de votos e estabelece que o comércio utilize apenas sacolas de material biodegradável e oxibiodegradável.
Para o autor do projeto, o vereador Antonio Miranda (PP), a proposta é inovadora e busca atender uma preocupação da atualidade. Ele destaca que o plástico são feito de petróleo, um recurso energético não renovável, que causa danos consideráveis ao meio ambiente. Além de ter uma decomposição demorada (de até 500 anos), o material prejudica a fauna e gera problemas nas áreas urbanas, com o acúmulo em bueiros.
“O projeto é atual e inovador e tem como objetivo garantir o bem estar social e o desenvolvimento sustentável, fundamentalmente sob a ótica ambiental”, afirmou o vereador.
A ideia é proibir a utilização desses materiais plásticos nos estabelecimentos comerciais do município, como parte da implementação de políticas preventivas e de caráter educativo-ambiental. Aprovada no Legislativo, para que comece a valer, a proposta aguarda ser sancionada pela prefeita Janailza Taveira.
No Brasil, algumas capitais já restringem o uso das sacolas plásticas.