João Pedro Donadel
Da Redação
Banhada pelo Rio Garças, a Praia da Arara, uma das praias mais visitadas do Araguaia durante a temporada de praia na região não deve receber grandes eventos em 2022.
Por conta de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) junto ao Ministério Público, descumprido pela antiga gestão de Pontal do Araguaia, o local estava interditado.
Em outubro de 2021, conforme repassado pelo assessor jurídico da prefeitura de Pontal do Araguaia, Fábio Olvieira, à reportagem, o MP voltou a entrar em contato com a administração municipal para resolver as pendências, como isolamento da área com cercas, limpeza, reflorestamento e sinalização de locais de área de preservação.
Ao ter o prazo reestabelecido pelo MP, o prefeito Adelcino Lopo (MDB) designou uma equipe para que todos os requisitos fossem cumpridos. Recentemente, o jurídico da prefeitura recebeu a confirmação de que o TAC havia sido arquivado. Com a questão junto ao MP resolvida, a Praia da Arara agora aguarda liberação ambiental por parte da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Reprodução

Banhada pelo Rio Garças, a Praia da Arara, uma das praias mais visitadas do Araguaia durante a temporada de praia na região não deve receber grandes eventos em 2022
Lopo contou ao Semana7 que, para 2022, o local não deve receber a mesma estrutura de anos anteriores, tendo em vista que, sem a liberação ambiental, ficou impossível angariar recursos para a montagem de uma programação.
Nós estamos esperando uma emenda para fazer um campeonato de futevôlei na Praia Primavera. A prefeitura está dando toda a condição para que o turista possa aproveitar das nossas belezas naturais.
Entretanto, o prefeito afirmou que em outras praias do município, como por exemplo, da Primavera, a sua gestão espera organizar alguns eventos. Além disso, a administração está realizando obras de manutenção e cascalhamento das vias que dão acesso a essas demais praias de Pontal do Araguaia.
"Nós estamos esperando uma emenda para fazer um campeonato de futevôlei na Praia Primavera. A prefeitura está dando toda a condição para que o turista possa aproveitar das nossas belezas naturais", disse.
Por se tratar de propriedade uma particular, a Praia da Arara, assim que receber a liberação da Sema, poderá receber eventos, acampamentos, entre outros. "Isso irá depender dos proprietários. Nós damos a condição da pessoa chegar até lá", informou.
O gestor ressaltou que a equipe de vigilância ambiental está fiscalizando, principalmente nesta época de grande fluxo de turistas, todo o trajeto até as praias, para evitar que problemas que levaram ao TAC da Praia da Arara se repitam. Além disso, a prefeitura também fiscaliza alguns possíveis infratores que descumpram a atual situação, sem a liberação da Sema.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
cidesapa

Sebastiao 29/06/2022
Lembrando que as UTIs já estão quase lotadas no estado de MT
Lucio Flavio Kothe 29/06/2022
ESPERAMOS QUE SEJAMOS RESPEITADOS PARA QUE NÃO TENHA O SOM ALTO COMO EM OUTROS ANOS.
2 comentários