João Pedro Donadel
Da Redação
Apesar de banhada pelo rio Araguaia, a cidade de Ribeirãozinho sofria com problemas de abastecimento de água. Para resolver o problema, a gestão do prefeito Ronivon Parreira (PSDB) vem trabalhando em parceria com governos estadual e federal na construção de reservatórios e na perfuração de poços artesianos.
Na cidade, recentemente foi perfurado um poço artesiano com 250 metros de profundidade e de capacidade de produzir 19 mil cúbicos por hora. No último dia 28, deu início a perfuração de outro poço no distrito da Colônia Couto Magalhães, com previsão de atendimento para cerca de 50 famílias. Ronivon diz que após a instalação do grande reservatório na cidade, para 300 mil litros, não houve mais problemas com o abastecimento, mas reforça que “é sempre bom prevenir” nesses casos, O prefeito faz questão de citar o empenho do deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), e agradecer a direção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Mato Grosso e em Brasília que sempre tem atendido as demandas de seu município.
Naquele momento o reservatório resolveu o problema com o abastecimento na cidade, e para não sofrermos mais com isso, resolvi buscar a construção de mais esses poços artesianos
O município ampliou seu sistema de abastecimento de água em 2018 com a construção de um grande reservatório com capacidade de armazenamento de 300 mil litros. Ronivon aproveitou a ocasição de ser correligionário do então governador Pedro Taques, e protocolizou na época, pedidos por melhorias para o setor de água na Secretaria de Cidades, solicitando a construções de poços artesianos.
Neste reservatório, a prefeitura investiu cerca de R$ 130 mil em sua construção. Na época, 80% do problema havia side resolvido com a instalação dessa grande estrutura, e a cidade de Ribeirãozinho não sofreria mais com abastecimento de água, como vem sendo provado nos dias atuais. Apesar da atual estabilidade do sistema de abastecimento, o prefeito não mede esforços para deixar essa situação a mais tranquila possível para seus munícipes. "Naquele momento o reservatório resolveu o problema com o abastecimento na cidade, e para não sofrermos mais com isso, resolvi buscar a construção de mais esses poços artesianos", disse o prefeito.
Segundo informou, Ronivon, a Funasa que está realizando a perfuração dos poços, havia destinado mais de R$ 4 milhões para atender essa demanda na região, sendo sua grande maioria para a transposição do rio Araguaia, suspendeu essa parte do programa temporiamente.