Neiriane Santos
Da Redação
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (470 km de Cuiabá), Ribeirãozinho não registrou novas contaminações por Covid-19 desde o final do mês passado. O último caso foi notificado no município foi no dia 29 de janeiro e o paciente recebeu alta no dia 11 de fevereiro, já recuperado.
Segundo a secretária de saúde, Rafaela Ferreira, o fato da cidade estar há 21 dias sem casos positivos de Covid-19, pode ser o resultado de uma série de medidas que a prefeitura por meio da Secretaria de Saúde tomou para conter a disseminação do novo Coronavírus.
Ainda em janeiro a prefeitura por meio de Decreto proibiu por 15 dias todo o tipo de aglomeração em bares, restaurantes e festas privadas e intensificaram a fiscalização nesses espaços. O município também distribuiu kits com vitaminas para a população, com a intenção de fortalecer a imunidade da comunidade.
Até agora Ribeirãozinho teve o total de 132 casos notificados e 2 óbitos, desde o início da pandemia do novo Coronavirus. A última morte foi registrada no dia 10 de fevereiro, um dia antes do último paciente infectado receber alta médica.
Neste mês, o município recebeu 88 doses de vacinas e segundo dados da Secretaria de Saúde os imunizantes foram destinados primeiramente aos profissionais da linha de frente e em seguida a pessoas a partir de 90 anos e idosos institucionalizados.
No total 4 idosos foram imunizados e 2 recusaram a vacina, esses portanto tiveram que assinar um termo de responsabilidade alegando que por vontade própria não seriam imunizados. O município agora aguarda recebimento de novos lotes de vacinas.
Ribeirãozinho está entre as 131 cidades em risco baixo de contaminação de acordo com o Boletim Informativo n° 347 om o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
Apesar de também não haver nenhum caso confirmado de dengue neste ano, a Secretaria de Saúde também intensificou a campanha de prevenção e combate ao Aedes Aegypti, já que o preríodo de chuvas é propício para a proliferação do mosquito. Agentes de saúde distribuiram sacos plásticos de lixo a comunidade e aproveitaram a oportunidade para alertar a população para as medidas de combate ao mosquito.