Da Redação
Com Araguaia 40 Graus
O prefeito de Barra do Garças, Roberto Ângelo Farias (MDB) protocolou na tarde da última segunda-feira (5) um pedido especial junto a mesa diretora da Câmara Municipal de Barra do Garças solicitando apoio dos parlamentares para a reativação da Feira Livre na cidade. O pedido especial do gestor coincide com a reabertura dos trabalhos legislativo referente ao 2º semestre de 2019.
O objetivo do executivo é fortalecer a parceria com a Câmara de Vereadores e população local para a revitalização da Feira Livre “a feira livre sempre foi um lugar aprazível onde se compra de tudo, ela existe há mais de 50 anos e não pode acabar”.
A feira também serve como referência comercial para a livre negociação de produtos produzidos na região, principalmente hortifrutigranjeiros. De acordo Roberto Farias, a feira livre sempre recebeu atenção especial da sua gestão por ser um espaço destinado aos pequenos produtores da região e pela celebração da harmonia entre seus munícipes.
Para a feirante Servilia Luiza Borges, popularmente conhecida por Dona Morena de 83 anos, que possui uma banca na feira livre há mais de 40 anos, a saudade da antiga feira bastante movimentada está na alma e no coração do barra-garcenses “lá se vendia de tudo, nossa feira representa a cultura local, foi nela que criei meus oito filhos comprando e vendendo em nossa banca, lá a população faziam suas compras e os amigos marcavam encontros entre si para baterem papo” relembra a feirante.
História
A feira histórica de Barra do Garças foi criada na década de 70 na Rua Amaro Leite, no centro da cidade. Mais tarde foi transferida para a Rua Mato Grosso e nos anos 90 transferida definitivamente para o atual local denominada de Feira Coberta, no local construído para essa finalidade, no Bairro Alto da Boa Vista entre o Setor Dermat com o Bairro Santo Antônio.
No documento encaminhado ao legislativo o prefeito Roberto Farias não poupou elogios aos vereadores sobre as parcerias firmadas com a Câmara Municipal e destacou os investimentos em saúde pública educação, infraestrutura ação social e geração de emprego no município.
No mesmo documento o prefeito pede atenção especial dos 15 vereadores e sugere ao legislativo a realização de audiências públicas com os feirantes e representantes da agricultura familiar para debater o assunto “Feira Livre de Barra do Garças”. No entender do gestor, é preciso um entendimento mais humano e profundo sobre a necessidade reabertura da feira.
Reprodução
