Andrezza Dias
Da Redação
O governo de Mato Grosso divulgou na tarde de sexta-feira (26) uma nova lista com a quantidade de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e da vacina de Oxford, da AstraZeneca/Fiocruz, que serão enviadas as cidades mato-grossenses. O Governo Federal enviou para o estado 54.900 doses nesta remessa, sendo 42 mil doses da CoronaVac e 12,9 mil doses da AstraZeneca. (Confira lista no final da matéria).
A resolução que estabelece o planejamento de distribuição, armazenamento, operacionalização e aplicação das vacinas foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT).
De acordo com o documento da CIB-MT, Barra do Garças receberá 160 doses da AstraZeneca e mais 1.000 da CoronaVac, totalizando 1.160 vacinas contra a Covid-19.
Ao todo, também serão 370 doses enviadas para Água Boa, 290 para Canarana. Cocalinho e General Carneiro receberão 100 doses cada.
Araguaiana receberá mais 70 doses das vacinas. Já as cidades de Novo São Joaquim e Pontal do Araguaia receberão 100 e 120 doses, respectivamente.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, as unidades desta nova remessa da AstraZeneca deverão ser utilizadas como primeira aplicação aos povos e comunidades tradicionais quilombolas e idosos entre 65 e 69. As unidades da CoronaVac contemplarão trabalhadores da saúde e idosos entre 65 e 74 anos.
Os municípios deverão acompanhar os imunizados com a primeira dose para que esses possam receber prioritariamente a segunda dose dentro do período estipulado. Para a vacina CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias; já o prazo da aplicação da segunda dose da AstraZeneca é de até 84 dias.
Até o momento, Mato Grosso já recebeu 447.960 doses de imunizantes contra a Covid-19.
Vacinômetro em Barra do Garças
Até a sexta-feira (26), com o total de 4.969 doses da vacina destinada para a população não indígenas, foram imunizados 1.840 profissionais da área de saúde, 144 trabalhadores da Saúde Indígena, 31 idosos institucionalizados e outras 1.316 pessoas com 60 anos ou mais.
Já das 2.305 doses destinadas à população indígena, 1.073 já foram aplicadas. Este número está sendo atualizado conforme o Distrito Sanitário Especial Indígena - Dsei Xavante repassa informações à Secretaria Municipal de Saúde.
Para conferir a íntegra da resolução com a distribuição nas demais cidades clique AQUI.