Secom BG
Assessoria
Diversas autoridades se reuniram no Anfiteatro Municipal, no último sábado (23/11), para a cerimônia oficial de inauguração do sistema de videomonitoramento do programa Vigia Mais MT em Barra do Garças. Foram instaladas 216 câmeras de monitoramento por todo o município, incluindo os distritos, que já estão em pleno funcionamento.
As câmeras instaladas operam diretamente com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), que tem acesso a todas as imagens captadas e acompanhamento em tempo real de ruas, avenidas, praças e outros espaços de interesse público e coletivo. Além da identificação de pessoas, os equipamentos permitem a leitura de placas de veículos em um raio de até 2,5 quilômetros de distância.
Uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Segurança Pública (SESP), o programa Vigia Mais MT foi criado para aliar tecnologia às ações da segurança pública. Até o momento, 126 dos 142 municípios do Estado aderiram ao programa e 11.360 câmeras já foram entregues para fortalecer a segurança em Mato Grosso.
Esse reforço para a segurança pública de Barra do Garças contou com o apoio do deputado estadual Gilberto Cattani, que destinou R$ 400 mil para a execução do projeto no município. Durante a cerimônia, o deputado relembrou o trágico acontecimento com sua filha Raquel Cattani, vítima de feminicídio em julho deste ano, e declarou que as câmeras de monitoramento do Vigia Mais MT foram essenciais para o progresso das investigações sobre o caso.
O prefeito Dr. Adilson Gonçalves destacou que essa conquista para a segurança pública municipal faz parte de um esforço conjunto e informou que os custos para as manutenções mensais ficarão sob responsabilidade da Prefeitura. “Esse é um momento histórico para a nossa região. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos nessa grande conquista para a segurança pública não somente de Barra do Garças, mas também de todo o Vale do Araguaia”, declarou.
A mesa de autoridades do evento foi composta pelo deputado Gilberto Cattani; o secretário adjunto de Segurança Pública, Heverton Mourett; o coordenador do CIOSP, Cláudio Álvares; o presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública de Mato Grosso (Feconseg/MT), Danilo Corrêa; o apresentador do Cidade Alerta de Cuiabá, Aroldo Arruda; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública do Araguaia (Conseg/Araguaia), João Bosco Rodrigues; o prefeito Dr. Adilson e o presidente da Câmara de Vereadores, Zé Gota.