João Pedro Donadel
Da Redação
Nessa sexta-feira (16) o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) divulgou os resultados para vagas em universidades pelo Brasil inteiro para aqueles que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Uma delas virou notícia em todo o estado de Mato Grosso, onde na cidade de Ribeirãozinho, o jovem Gabriel Rodrigues, de 18 anos, ingressou no curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP) uma das mais renomadas do país mundo afora.
Com uma nota total de 804 pontos, e obtendo 960 em sua redação, Gabriel estudou por toda sua vida em escola pública na sua cidade. Esse fato foi relembrado no vídeo gravado pelo governador do estado, Mauro Mendes (DEM) ao parabenizar o jovem pela sua conquista "a escola pública de Mato Grosso é capaz de produzir pessoas brilhantes como você", disse.
De família humilde, morando sua avó e sua irmã mais nova, Gabriel também fez questão de agradecer aos seus professores, ressaltando que sem os profissionais, ele não teria chegado até ali.
Ele conta que durante todo o ensino médio dividia o tempo entre os estudos e o trabalho em uma farmácia. Logo após terminar o ensino médio, quando a pandemia de Covid-19 começou em Mato Grosso, o jovem resolveu pedir demissão e se dedicar integralmente aos estudos. Gabriel montou um programa e estudava entre 10h e 12h por dia em casa durante o ano de 2020.
No seu vídeo parabenizando o mais novo aluno de medicina da USP, o governador do estado fez questão também de elogiar a equipe de professores que deu toda a base para que Gabriel pudesse alcançar essa tão sonhada vaga, na qual ele sonhava desde seus 12 anos.
O curso de medicina da USP é listado como o 2º melhor da América do Sul, ficando atrás da Universidade de Buenos Aires (UBA) conforme o QS World University Rankings. A nível mundial, o curso fica na 115ª posição.
Veja o vídeo completo de Mauro Mendes: