BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Sábado, 03 de Maio de 2025

EDUCAÇÃO Quarta-feira, 16 de Abril de 2025, 10:30 - A | A

16 de Abril de 2025, 10h:30 - A | A

EDUCAÇÃO / No interior e na capital

UFMT fortalece interiorização da pesquisa com visita da PROPESQ ao Campus Araguaia

Durante a visita, foram realizadas reuniões estratégicas com gestores, docentes e pesquisadores do Campus Araguaia, abordando os principais desafios da pesquisa científica, os avanços obtidos nos últimos anos e as perspectivas de inovação e expansão.

Secomm - UFMT



A interiorização da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ganhou mais um capítulo importante nos dias 14 e 15 de abril, quando o Campus Universitário do Araguaia recebeu a visita da equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ). A presença do Pró-Reitor de Pesquisa, professor Bruno Araújo, e demais membros da equipe marca um avanço significativo no fortalecimento da integração entre a administração central e os campi do interior, reafirmando o compromisso da instituição com uma universidade mais descentralizada, participativa e conectada às demandas regionais.

Durante a visita, foram realizadas reuniões estratégicas com gestores, docentes e pesquisadores do Campus Araguaia, abordando os principais desafios da pesquisa científica, os avanços obtidos nos últimos anos e as perspectivas de inovação e expansão. A interlocução direta com a comunidade acadêmica local proporcionou um diálogo franco, possibilitando o alinhamento de ações e o reconhecimento das especificidades do campus.

Um dos pontos altos da visita foi a participação da Pró Reitora Paula Carvalho, que expressou com entusiasmo a importância dessa da presença da Pró Reitoria de Pesquisa. “É uma alegria imensa ver de perto o trabalho sério e comprometido que vem sendo desenvolvido aqui. A força da pesquisa no Araguaia nos enche de orgulho e mostra que estamos no caminho certo ao promover uma UFMT cada vez mais integrada e representativa”, afirmou.

A presença da equipe da PROPESQ simboliza mais do que uma visita técnica — representa a valorização do papel estratégico que o Campus Araguaia desempenha no cenário acadêmico e científico da UFMT. A aproximação com a gestão superior permite uma escuta ativa das necessidades locais e a construção conjunta de políticas de incentivo à pesquisa.

A PROPESQ tem como missão planejar, coordenar e apoiar ações voltadas ao desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Por meio de sua atuação, a UFMT vem ampliando sua produção de conhecimento, fortalecendo sua presença em todas as regiões do estado e consolidando-se como referência nacional em pesquisa de excelência.

A visita ao Campus Araguaia reafirma que a interiorização da UFMT é um processo vivo e transformador, que reconhece o potencial de cada campus e valoriza o protagonismo dos pesquisadores locais. É a universidade caminhando unida, com ciência, compromisso e entusiasmo.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI

Comente esta notícia