Marcelo Borges
Semana7
Uma onça-parda que foi resgatada após ser atropelada no mês de outubro na MT-251, próximo a Campinápolis - MT, foi sacrificada pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres - Cetas de Goiânia, órgão do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente - Ibama.
O animal havia sido trazido para Barra do Garças - MT após ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros para passar pelos primeiros socorros na clínica veterinária Animais & Cia. Após isso, a onça macho foi transferida para Cetas em Goiânia para passar por atendimento médico especializado e fazer seu processo de reabilitação. A ideia inicial era de que o animal voltasse para seu habitat natural em Mato Grosso.
Por meio de nota, o Ibama informou que foi feita eutanásia no animal devido ao atropelamento ter causando-lhe danos permanentes e que seus exames foram avaliados por veterinários do Cetas - GO, da Universidade Federal de Goiás - UFG e do Zoológico de Brasília - DF.
Confira a nota na íntegra.
Confirmamos que o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Goiás recebeu uma onça-parda macho em 23 de outubro, a qual havia sido atropelada em Mato Grosso.
Após exames de raios-X, foram detectadas fraturas em diversas vértebras nas regiões cervical e torácica, causando-lhe danos permanentes. Em virtude desses ferimentos, a onça-parda estava em sofrimento intenso e sem chances de sobrevivência.
Por esse motivo, o animal passou por procedimento de eutanásia, infelizmente. As imagens dos exames foram avaliadas por veterinários do Cetas-GO, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Zoológico de Brasília.