GERAL & ECONOMIA Quinta-feira, 03 de Agosto de 2023, 10:45 - A | A

03 de Agosto de 2023, 10h:45 - A | A

GERAL & ECONOMIA / PRÊMIO

Usuários do Nota MT sofrem tentativas de golpes por criminosos que forjam suposta premiação

Os golpes são realizados através de contatos por e-mail, SMS, Whatsapp e, também, por ligação sempre fazendo referência a uma suposta premiação do Nota MT

Daniela Gomes/Brasil61



Usuários do programa Nota MT têm sido alvos de golpes. Por isso, a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) faz uma alerta aos cidadãos para que não forneçam dados pessoais ou financeiros. Os golpes são realizados através de contatos por e-mail, SMS, Whatsapp e, também, por ligação sempre fazendo referência a uma suposta premiação do Nota MT.

O secretário Adjunto de Projetos Estratégicos, Vinícius Simioni, afirma que até o momento três denúncias de golpes já foram confirmadas e ainda há outras sendo investigadas. 

O secretário ainda explica que o usuário sorteado recebe uma notificação no aplicativo e no e-mail informado no momento do cadastro, contendo as orientações para o recebimento do prêmio. Em alguns casos, a equipe do Nota MT entra em contato por telefone com os sorteados, mas sempre com a devida identificação dos servidores fazendários. As ligações são realizadas para orientar o cidadão que possui alguma irregularidade que impede o recebimento do prêmio, portanto, qualquer tipo de contato suspeito, devem ser denunciados e orienta que todos os usuários do programa sigam esse processo. 

“A orientação sempre é, o contribuinte acessar inicialmente tanto o nosso portal, quanto o nosso aplicativo onde vão estar lá todos os sorteios, todos os resultados e todos os prêmios que o contribuinte eventualmente receba. Tudo vai está disponível no nosso portal. Caso ele identifique não recebeu o prêmio, que não foi sorteado e existe esse contato realizado, que ele registre todos os dados que ele tiver sobre esse contato, telefone, tire print de tela, os máximos de dados possível e registre essa ocorrência, essa denúncia ou pelo nosso telefone ou pelo nosso portal ou aplicativo que também tem um canal para realizar a denúncia”, orientou. 

Além disso, a Sefaz-MT esclarece que a equipe do Nota MT não usa nenhum tipo de abordagem que envolva pedidos de depósitos bancários ou envio de documentos pessoais, dados bancários e se dirijam a um determinado local ou que liguem para determinados números para que possa ter o direito de receber o suposto prêmio.

Até o presente momento, nenhum dos criminosos foi identificado, mas as denúncias e investigação são enviadas à delegacia responsável, por isso a importância de denúncias contatos suspeitos. 

A denúncia pode ser feita pelo site ou aplicativo do Nota MT ou ainda, pela ouvidoria da Sefaz. Ao registrar uma reclamação é importante sempre encaminhar o print da tentativa de golpe recebida.

Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato com o Nota MT pelo telefone (65) 3617-2704, de segunda à sexta, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Nota MT

O Programa Nota MT visa estimular os consumidores de Mato Grosso a solicitarem o CPF na nota fiscal no momento da compra. É uma ação que estimula o exercício da cidadania fiscal, incentiva a emissão de documentos fiscais e combate à sonegação.

Semelhante aos programas existentes em vários estados, a Nota MT permite que o cidadão acumule bilhetes para participar de sorteios. Realizados de forma eletrônica, com base na extração da Loteria Federal, os sorteios possuem duas categorias: mensais e especiais.






Comente esta notícia