Jessica Bachega
Gazeta Digital
Ter um planejamento de estudos, ler sobre os variados assuntos e se dedicar ao aprendizado são fatores determinantes para que o candidato tenha bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Porém, estar com o emocional equilibrado e controlar a ansiedade são pontos que fazem a diferença nos dias de provas.
“Estamos trabalhando muito o emocional deles. A nossa diretora já está preparando algumas dinâmicas para trabalhar o senso emocional. Eles estão muito tensos, muito nervosos. Muitos querem estudar fora, fazer intercâmbio e isso tem gerado grande ansiedade neles”, afirma a coordenadora pedagógica do colégio Notre Dame de Lourdes, Dilsane Demogalski.
Há 30 anos atuando na educação, a coordenadora destaca que é importante o estudo, mas sem abrir mão do lazer para que o aluno não fique tão nervoso e acabe “travando” diante da prova. “Estudar é importante, o intensivão também é importante, mas se o emocional não estiver bem, trava tudo”, destaca.
Além desse trabalho emocional que será ainda mais intensificado a partir de outubro, a coordenadora ressalta a importância do contato com a carreira que se deseja seguir. Para proporcionar essa interação com profissionais de carreiras diferentes e que tem uma trajetória consolidada, o colégio Notre Dame promoveu uma oficina com representantes de diversas áreas.
“Eles ficaram encantados com diferentes profissionais. Tem uma aluna que se apaixonou pela Física e quer seguir. Eles são muito novos para tomarem uma decisão tão importante e precisam ser orientados, para começar a amadurecer isso desde o nono ano”, relata.
Além do emocional, a unidade intensificou os estudos a partir do segundo semestre do segundo e terceiro ano do ensino médio. Com foco na aprovação no exame, todos os sábados são realizadas oficinas e na segunda-feira intensivo de redação. Porém, todos os dias, os estudos são mais voltados para aprovação no Enem, para que a atenção seja voltada para a prova.
“São 140 alunos do segundo e terceiro ano que estão focados, não em passar de ano, mas de passar no Enem, Nosso objetivo para o ano que vem é que esse intensivo seja feito a partir do nono ano”, frisa a coordenadora.
Os aulões intensivos ocorrem há 5 anos, na Notre Dame. As oficinas são inéditas e focam nas competências do Enem e como são cobradas as questões nas provas.
“Eles estão estuando basicamente de domingo a domingo. De segunda a sábado tem o intensivão aqui e no domingo participam de simulados, muitos deles fora do estado”, explica.
Dilsane dá a dica de ouro para quem quer se sair bem na prova: equilíbrio. Explica que estudar é importante, mas que ter um tempinho para refrescar a mente é primordial. Ter calme e paciência para evitar a ansiedade.
“Mas tem também as dicas básicas do Enem. Tomar cuidado com a hora da prova, com o tempo, começar pelas perguntas mais fáceis e ir para as medianas. Deixar as mais difíceis para depois. Ter a calma de ler com cuidado, sem tirar o foco, porque tem o tempo”, enfatiza.