BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Segunda-feira, 28 de Abril de 2025

GERAL & ECONOMIA Terça-feira, 08 de Outubro de 2019, 08:17 - A | A

08 de Outubro de 2019, 08h:17 - A | A

GERAL & ECONOMIA / ROMPIMENTO

Mineradora vai ressarcir atingidos por barragem em Nossa Senhora do Livramento

A expectativa é atender todas as famílias até o final dessa semana

Redação
FolhaMax



A VM Mineração iniciou nesta segunda-feira (7) o atendimento às famílias que ficaram sem energia elétrica depois do rompimento parcial da barragem TB01, na comunidade Tanque Belo. Um grupo de trabalho foi montado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Nossa Senhora do Livramento. 

Parte da região ficou temporariamente sem energia depois do rompimento, que ocorreu no dia 01/10. Apenas um morador teve parte de sua propriedade atingida pelos rejeitos, os demais foram prejudicados apenas com a falta de energia. Os primeiros trabalhos foram concentrados na construção dos diques, que já contiveram os vazamentos do rejeito inerte, sem qualquer poluente ou produtos químicos. 

O prefeito de Livramento, Silmar de Souza (DEM), informou que foi procurado pelos diretores da mineradora para calcular os prejuízos e elogiou a iniciativa. “Infelizmente é um acidente, a gente vê que é uma empresa que está gerando emprego na região e que desde o começo a atitude tem sido de procurar ressarcir eventuais danos, esta é a atitude correta e nós vamos dar todo o apoio”, afirmou. 

Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira duas famílias foram visitadas e a expectativa é que o grupo consiga atender a todos até o fim desta semana. Durante estas visitas moradores das propriedades mais próximas informaram que os danos foram pequenos. 

Segundo o agricultor Gonçalo Guadalupe Guimarães, de 60 anos, apenas alguns queijos se perderam com a queda da energia. Erineu Arruda Gomes, um agricultor de 66 anos que também mora na região, também diz que suas perdas foram mínimas. 

“Alguns queijos que nós tínhamos se perderam, é verdade, mas conseguimos levar a maioria para a cidade e vendemos”, afirma Gonçalo, que além de produzir queijos também vende doces no município. 

Comente esta notícia