BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Sexta-feira, 25 de Abril de 2025

GERAL & ECONOMIA Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019, 14:57 - A | A

18 de Setembro de 2019, 14h:57 - A | A

GERAL & ECONOMIA / Violência no trânsito

PM de Barra do Garças planeja equipe especializada em trânsito

Números mostram cidade como uma das mais violentas em trânsito de Mato Grosso

Kayc Alves
Da redação



O 5º Comando Regional da Polícia Militar (PM), em Barra do Garças, quer viabilizar uma equipe para cuidar do trânsito do município. A iniciativa, que deve envolver outros órgãos de segurança pública, busca reduzir o índice local de acidentes.    

Em comparação aos demais municípios do estado, os números de Barra do Garças são alarmantes. O levantamento anual do Detran em Mato Grosso registrou 298 acidentes com lesão corporal ou morte, em 2018 no município. Destes, em 10 casos houve vítimas fatais, enquanto 288 são classificados como lesão corporal culposa (quando não há a intenção de fazê-la).    

Entre os municípios com população de 30 mil a 100 mil habitantes, Barra é o mais violento, registrando quase três vezes mais acidentes do que o segundo colocado da lista, Lucas do Rio Verde, com 108 ocorrências, das quais 13 foram fatais.    

Das 19 cidades dessa categoria populacional, Barra sai à frente, inclusive de municípios como Pontes e Lacerda (105), Primavera do Leste (70 acidentes) e Sorriso (91). Essas duas últimas, além de serem mais populosas, ainda possuem maior número de habilitados para dirigir, segundo o mesmo levantamento.   

De acordo com o coronel Antonio Gilvando Souza, comandante do 5º Comando da PM, embora a cidade tenha alcançado metas importantes no combate à violência, a redução dos acidentes de trânsito não foi uma delas.    

5º CR PM-MT

apresentação sobre criminalidade em Barra e região

Coronel Souza prevê equipe especializada em trânsito ainda para este ano

“Nós temos elevados índices de ocorrências de trânsito, onde estamos lidando diretamente com vidas e vidas não tem preço”, diz. Durante a cerimônia de unificação da Força Tática Araguaia com o CAR (Comando de Ação Rápida), nesta terça-feira (17), ele revelou que já trabalha na preparação de uma equipe responsável apenas pelo trânsito.    

Um tenente foi designado a ir até Cuiabá, para iniciar a viabilização da ideia. O objetivo é trazer a experiência da capital e adaptá-la à realidade do município. “Não é criar uma fábrica de multas, é buscar ter uma cidade tranquila em relação ao trânsito.”    

Segundo o comandante, outras entidades devem se envolver no projeto, como as forças de segurança pública, e as lideranças de bairros. A previsão do coronel Souza é de que até o final do ano a equipe de foco no trânsito já esteja funcionando.

Comente esta notícia