Vinícius Bruno
RD News
O deputado federal Carlos Bezerra (MDB) rebateu a análise feita pelo ex-senador e ex-governador Blairo Maggi (PP) em relação à disputa eleitoral na Capital, no ano que vem. Blairo afirma que existe uma tendência histórica de que o candidato indicado pelo Governo que tenha sido prefeito da Capital, tem grandes chances de eleição. O fator que influência o resultado eleitoral, segundo o político, é a manutenção da base eleitoral mantida pelos ex-prefeitos na principal cidade do Estado.
“Ele está enganado. Não conhece a história de Mato Grosso. Porque ele é imigrante, tem razão. Tem muitos governadores que elegeram prefeitos, vou citar aqui Ponce de Arruda (1955-1961), Fernando Correa da Costa (1951-1956), eu consegui eleger prefeito na Capital, que foi Dante de Oliveira, tem vários que conseguiram na história do Estado”, disparou Bezerra, que governou entre 1987-1990. Em 1986, Dante foi eleito prefeito de Cuiabá pela primeira vez, com mandato até 1989. Depois ficou a frente do Palácio Alencastro entre 1993 e 1994.
Blairo havia afirmado que apenas Dante de Oliveira, enquanto governador (1995-1998/1999-2002), havia conseguido eleger prefeito em Cuiabá, por ter base eleitoral na cidade. O ex-ministro da Agricultura fez alusão à eleição de Roberto França, pelo PSDB, nas eleições de 1996.
Na avaliação do ex-governador, a disputa eleitoral de 2020 pela prefeitura da Capital deverá ser marcada pela candidatura à reeleição de Emanuel Pinheiro (MDB) e o candidato que deverá ser indicado pelo grupo político do governador Mauro Mendes (DEM). Para Blairo, não significa que a vitória esteja garantida a quem Mauro indicar só pelo fato de ter base eleitoral, mas que isso deve tornar a disputa mais competitiva.