Da Redação
Um açougueiro foi preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), durante uma operação deflagrada pela Polícia Civil de Goiás, em Aragarças, para combater o abate clandestino e a venda irregular de carne bovina na região. Na ação, cerca de 100 quilos de carne imprópria para o consumo foram apreendidos.
Segundo a polícia, a Operação Ganado (gado, em espanhol) foi iniciada após denúncias anônimas indicando a comercialização de carne sem procedência em açougues locais. O homem detido afirmou que o animal havia sido abatido em uma fazenda no município de Bom Jardim de Goiás, mas não apresentou nenhum documento que comprovasse a origem do produto, como Nota Fiscal ou Guia de Trânsito Animal (GTA).
Diante da ausência de comprovação legal, ele foi autuado por crime contra a ordem tributária, previsto na Lei 8.137/90, cuja pena pode chegar a cinco anos de reclusão.
Equipes da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Agrodefesa participaram da operação e realizaram o descarte da carne, além de aplicarem multa ao estabelecimento por irregularidades sanitárias.
Após ser ouvido na Delegacia de Aragarças, o suspeito foi levado ao Hospital Municipal Getúlio Vargas para exame clínico e, em seguida, encaminhado à Unidade Prisional de Aragarças, onde permanece à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI