BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Sexta-feira, 25 de Abril de 2025

POLÍCIA Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019, 10:57 - A | A

22 de Novembro de 2019, 10h:57 - A | A

POLÍCIA / Reta final

Forças de segurança lançam campanha de policiamento de fim de ano

Além da PM, outras instituições mudam suas rotinas na reta final de 2019

Kayc Alves
Da redação



A Polícia Militar (PM) lançou, em todo o Mato Grosso, nesta sexta-feira (22), a Operação Final de Ano, que deve intensificar o policiamento nas cidades do estado. Em Barra do Garças o lançamento ocorreu de manhã, na praça Sebastião Alves Junior, com a presença da Polícia Civil, da Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros.    

Os 15 comandos regionais da PM, no estado, vão reforçar o policiamento até o término do ano, para prevenir ocorrências, principalmente relacionadas a furtos e roubos. Segundo o comandante do 5º Comando Regional, sediado em Barra do Garças, o tenente coronel Antonio Gilvando de Souza, nessa época do ano, o aumento do consumo e os festejos propiciam esses tipos de crime.    

“O comércio tem uma movimentação maior de dinheiro, com aumento do horário de funcionamento, e, muita das vezes, há a necessidade de um policiamento mais ostensivo.”, explica. “O objetivo é reduzir o número de ocorrências [no período], não só em Barra, mas em todos os municípios que compreendem o 5º Comando Regional.”    

A operação inicia nesta sexta e termina apenas no dia 6 de janeiro de 2020. Durante os quase um mês e meio, as rotinas das forças de segurança envolvidas se alteram. Na Polícia Civil, segundo o delegado regional, Adilson Gonçalves, haverá extensão dos plantões para melhor atender as ocorrências enviadas pela Polícia Militar.    

Já na PM, o comando vai deslocar os agentes do setor administrativo para aumentar o policiamento ostensivo nas ruas. “Vamos deixar um número reduzido na parte administrativa e colocar as guarnições de serviço nos locais certos, em prol da sociedade”, diz o comandante.    

Para moradores e comerciantes, a orientação é que, na ocorrência de qualquer situação suspeita, a polícia seja acionada imediatamente. “Não espera acontecer. Viu uma pessoa que passou duas ou três vezes na frente do seu comércio e achou o comportamento suspeito, liga para o 190 e passa as características possíveis, que nós vamos ter até oito viaturas nas ruas da cidade.”    

No trânsito, o policiamento vai atuar com orientação e fiscalização. Segundo o tenente coronel Souza, além das blitz, haverá policiais nas ruas prontos para autuar infrações. “Não será uma viatura cuidando apenas do trânsito. Todas as viaturas de policiamento ostensivo vão trabalhar nesse quesito.”

Comente esta notícia