Da Redação
Um jornalista denunciou ter sido agredido com socos e tapas por um servidor público municipal em Santo Antônio do Descoberto (GO), na manhã dessa terça-feira (15). Um vídeo que mostra o momento da agressão repercutiu nas redes sociais e entidades de representação da categoria se manifestaram sobre o caso. (Veja vídeo no final da matéria)
A vítima é o jornalista Ronaldo Chaves dos Santos, de 59 anos, responsável pelo portal de notícias 14 de Maio. Segundo ele, o autor das agressões é José Sobreiro de Oliveira Filho, servidor comissionado que exercia o cargo de diretor de audiovisual da Secretaria Municipal de Comunicação.
O caso aconteceu no mesmo dia em que o portal 14 de Maio publicou uma reportagem que apontava o gasto de aproximadamente R$ 1,5 milhão pela Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto com a contratação de artistas como Zezé di Camargo, Bonde do Tigrão e Grupo Revelação para o aniversário da cidade.
Questionado, o agressor negou que o ataque tenha relação com as publicações recentes do portal. De acordo com ele, a motivação seria uma rixa antiga por conta de reportagens anteriores e que não teria acionado a Justiça porque “não pensou direito”.
Após a repercussão, a Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto exonerou José Sobreiro do cargo nesta quinta-feira (15).
Em nota conjunta, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas de Goiás (Sindjor) classificaram a agressão como "covarde" e "premeditada", e cobraram providências imediatas das autoridades locais.
As entidades também se solidarizaram com o jornalista e reforçaram que qualquer tipo de violência contra a imprensa é um atentado à democracia. (Com informações do portal Metrópoles)
Ver essa foto no Instagram