Da Redação
A Polícia Militar fez um flagrante de crime ambiental na manhã desta quinta-feira (1º), em Barra do Garças, durante a continuidade da Operação Tolerância Zero contra Facções Criminosas. A ação ocorreu após uma denúncia sobre descarte irregular de resíduos em um lote baldio.
No local, os policiais encontraram um homem despejando galhos de árvores no terreno. Ele afirmou que a prática era comum por conta de sua atividade como podador, mas não soube identificar o proprietário do lote, alegando apenas ter recebido autorização para o descarte.
Ao ser contatada, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente negou qualquer tipo de autorização. O titular da pasta confirmou se tratar de crime ambiental, conforme o artigo 54 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), e orientou a apreensão do veículo utilizado na infração.
Durante a abordagem, a esposa do suspeito se exaltou, desacatou um dos policiais e chegou a resistiu ativamente à prisão. Segundo a PM, foi necessário reforço para contê-la e conduzi-la, sendo assegurados todos os seus direitos, incluindo acesso a água, banheiro e telefone.
A polícia reforça que o despejo de lixo em terrenos baldios é crime e pode ser denunciado anonimamente pelo telefone 190.