Kayc Alves
Da redação
O 5º Comando Regional da Polícia Militar (PM) de Barra do Garças apresentou, nesta sexta-feira (22), informações ao prefeito Roberto Farias (MDB) sobre a violência no trânsito no município. O propósito da PM é discutir com as autoridades políticas soluções para o problema que já matou 31 pessoas apenas em 2019.
Como já havia feito em reunião na Câmara de Vereadores, a PM apresentou dados alarmantes sobre o trânsito em Barra do Garças. Segundo o regional, neste ano, 41% das ocorrências policiais foram acidentes de trânsito.
“Até a data de terça-feira [quando ocorreu a reunião na Câmara], o município já tinha 31 vítimas fatais em relação ao trânsito. É um dado preocupante. Verifica-se que nós estamos precisando melhorar”, disse o comandante da regional, o tenente coronel Antonio Gilvando de Souza. Além de sua presença no gabinete do prefeito Roberto Farias, esteve também a comandante adjunta, tenente coronel Andreia Vital Costa, e outros policiais.
O tenente coronel Souza também destacou que, embora Barra do Garças tenha um dos piores trânsitos de Mato Grosso, o município é um dos mais seguros do estado em relação a crimes como homicídio, furto e roubo. “Até o presente momento tivemos apenas 9 homicídios, no ano, e as outras regionais todas tiveram números superiores.”
Nas explanações realizadas com o Legislativo e o Executivo, o comando regional tem defendido a ideia de que o trabalho de reversão desses índices não seja apenas de responsabilidade da polícia. A proposta é que, sob a posse dessas informações, o poder público e outros segmentos da sociedade se mobilizem.
“Nós temos que achar soluções caseiras”, disse o prefeito Roberto Farias. “Hoje eles vão nos passar o raio-X para ver o que podemos fazer, porque campanhas já fizemos muitas, inclusive em escolas, mas a gente está vendo que é inócuo. Infelizmente não estamos tendo o resultado esperado.”
O prefeito disse que a questão do trânsito acaba sendo também uma preocupação com a Saúde Pública, uma vez que os acidentes sobrecarregam as unidades, gerando altos custos. “A saúde hoje já está comendo mais de 35% do orçamento da prefeitura e isso está inviabilizando qualquer atividade por parte da prefeitura, porque tudo está sendo gasto com a saúde e com a educação. Não sobra mais nada.”
O prefeito afirmou ainda estar aberto às parcerias e cogitou a possibilidade de contratar um engenheiro de trânsito para fazer um estudo no município. Ele também defendeu a fiscalização e reversão das multas ao fundo de saúde.
“Se for necessário estaremos dispostos até a contratar um engenheiro de trânsito para que tente amenizar, fazer umas correções em algumas vias e vielas. Se for o caso também colocar pardais. Quando dói no bolso o cidadão começa a respeitar as leis de trânsito. Estamos em conversação com o Dnit para saber a forma correta para que essas multas sejam revertidas ao funda da saúde e também de prevenção e combate a violência no trânsito.”
Pelotão de trânsito
Para reverter os dados alarmantes, o comando regional de Barra do Garças já está viabilizando a instalação do 1º Pelotão de Trânsito no município. Ainda sem previsão para ser implementada, a unidade contará com profissionais preparados especificamente para atuar na área.
“Nós já estamos com seis policiais trabalhando no trânsito e vamos qualificá-los, com profissionais do batalhão de trânsito de Cuiabá. Eles também vão nos orientar em como trabalhar aqui na cidade”, disse o tenente coronel Souza, em entrevista na última terça-feira.
rafael 26/11/2019
em casos com acidentes de transito VERIFICAR detalhadamente a CNH do motorista infrator - boa parte é COMPRADA.
sebastião 25/11/2019
Acontece que eles fazem blitz mas só pede documento de motociclista, os carros com os bebados passam livremente.
2 comentários