BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

POLÍTICA Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019, 14:22 - A | A

13 de Dezembro de 2019, 14h:22 - A | A

POLÍTICA / Cidades

Estado lança programa Mato Grosso Produtivo; maior pacote de ações para o agricultor familiar da história

Silvano Amaral aposta na reconstrução do campo para o Estado avançar

João Pedro Donadel / Redação



Na manhã desta sexta-feira (13) no auditório Cloves Vettorato do Palácio Paiaguás foi lançado o programa Mato Grosso Produtivo, pela secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf). Estiveram presentes o governador Mauro Mendes (DEM), o secretário da pasta Silvano Amaral, demais secretários, deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores e associações e cooperativas de agricultores familiares.

Foram anunciados durante a solenidade investimentos para o segmento, como por exemplo a compra de mais 42 patrulhas agrícolas, resfriadores de leite, embriões e doses de sêmen bovino para fortalecer a bacia leiteira, e ainda o anúncio de que a partir de janeiro, graças a um trabalho em conjunto entre a Seaf e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), os trabalhadores familiares rurais não precisarão ir até uma agência fazendária ou prefeitura para a realizar a emissão de nota fiscal. Em menos de trinta dias será permitido que os produtores familiares possam emitir notas fiscais pela internet.

Sendo o maior pacote de programas e ações para o agricultor familiar jamais visto na história do estado. O secretário Silvano Amaral diz ser através do campo, com o auxílio do programa, que o estado irá avançar.

Na ocasião também foram entregues 16 patrulhas agrícolas e três veículos utilitários para atender os municípios de: Araputanga, Alta Floresta, Alto Araguaia, Aripuanã, Barra do Bugres, Brasnorte, Cáceres, Castanheira, Glória D’Oeste, Juína, Juscimeira, Nobres, Nova Olímpia, Ribeirão Cascalheira, Tabaporã, Tangará da Serra, Salto do Céu e Santo Afonso. Cada patrulha é composta por carreta agrícola, trator de 75cv e colhedora de forragem.

“São equipamentos que vão atender centenas de produtores familiares, que anseiam pelo nosso apoio no quesito tecnologia no campo. O Estado não tem medido esforços para apoiar o agricultor familiar com infraestrutura e tecnologia” comenta o secretário Silvano Amaral.

Comente esta notícia