BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Sexta-feira, 09 de Maio de 2025

POLÍTICA Sexta-feira, 08 de Janeiro de 2021, 15:20 - A | A

08 de Janeiro de 2021, 15h:20 - A | A

POLÍTICA / combate ao coronavírus

“Nosso objetivo é preservar vidas”, diz prefeito sobre novo decreto em Barra do Garças

Prefeito Adilson Macedo (PSD) deu detalhes sobre o decreto com restrições para o comércio e convidou representante indígena para alertar povo Xavante

Andrezza Dias
Da Redação



Apolo Mendonça

adilson gonçalves, adilson macedo e hebert penze

 Secretário de Saúde, Adilson Tavares, prefeito de Barra do Garças, Adilson Macedo e procurador do município Herbert Penze

O prefeito de Barra do Garças, Adilson Macedo (PSD), anunciou na manhã desta sexta-feira (8), durante coletiva de imprensa, o novo decreto com medidas para conter o avanço do coronavírus. O documento é resultado de uma série de reuniões com segmentos do comércio local e até um encontro inédito com os prefeitos dos municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde junto a Aragarças (GO).

Além de Barra do Garças, o decreto 'unificado' valerá para Pontal do Araguaia, Aragarças, General Carneiro, Ribeirãozinho, Novo São Joaquim, Araguaiana, Ponte Branca e Torixoréu.

Empresários do ramo alimentício, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas, os secretários de Saúde e Turismo, Adilson Tavares e Jéssika Hirata e o procurador do município, Herbert Penze também participaram das reuniões.

Entre as medidas que constam na publicação, destacam-se pontos como a determinação sobre os horários de funcionamento de bares, restaurantes, lojas de conveniência, mercearias, distribuidoras de bebidas e similares que serão entre 06h e meia noite, de segunda a quinta-feira e às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados o horário de encerramento se estende às 01h, com tolerância de meia hora nessas definições.

Nem todos ficarão satisfeitos e algumas pessoas se sentirão prejudicadas, mas nosso objetivo é preservar vidas

 

Segundo o prefeito Adilson, o decreto visa frear o avanço do vírus com medidas eficientes, mas sem causar danos aos pequenos e grandes empresários dos municípios. “Nem todos ficarão satisfeitos e algumas pessoas se sentirão prejudicadas, mas nosso objetivo é preservar vidas”, ressaltou.

Apolo Mendonça

xisto xavante

 Xisto Tserenhi ‘Ru, representante da comunidade Xavante em Barra do Garças

Adilson também convidou o representante da comunidade Xavante Xisto Tserenhi ‘Ru para o anúncio sobre o decreto. O líder xavante pediu que os indígenas continuem nas aldeias e se desloquem para Barra do Garças apenas com necessidade tomando os devidos cuidados com a saúde. Ele ressaltou que apesar do povo Xavante ser guerreiro e destemido, a Covid-19 é perigosa, visto que muitos têm comorbidades que podem levar ao quadro grave da doença.

O uso de máscaras, manutenção da limpeza dos ambientes e disponibilização de álcool 70% ou lavatório com água, sabão líquido e papel toalha também precisam ser promovidos pelos estabelecimentos.

Fiscalização

De acordo com o gestor, a prefeitura trabalhará em parceria com a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar para executar a fiscalização, mas frisou que compete aos comerciantes inspecionar os próprios estabelecimentos.
“Eu sou contra privilégios, não acho justo uma pessoa que cuida do seu comércio, pagar pelo que não cuida, essas pessoas que não cumprirem o decreto serão notificadas e se insistirem será suspenso, provisoriamente, o seu alvará de funcionamento”, explicou o novo prefeito.

Em relação ao número de pessoas permitidas nos estabelecimentos, o Dr. Herbert Penze, esclareceu que serão permitidos apenas 50% da capacidade total de cada local.

Em relação às demais medidas ficam determinadas:

•  A suspensão provisória de 15 dias das atividades de boates, casas de espetáculos/eventos, lounges e tabacarias.
•  Igrejas, academias e espaços de prestação de serviços de promoção à saúde deverão manter distanciamento entre assentos de 2 metros e não permitir aglomerações em salas de espera ou qualquer ambiente.
• Reuniões familiares ou em locais privados deverão conter no máximo 20 pessoas.

Confira a íntegra do Decreto no arquivo disponível para download abaixo desta matéria.

(Com informações da Secom-BG).

Comente esta notícia

Roberto rezende 11/01/2021

SAI PREFEITO, ENTRA PREFEITO, NINGUEM TEM A CORAGEM DEVIDA,PRA ASSINAR UM DECRETO DE VERDADE,PRA ENFRETAMENTO DA COVID 19, ATE O DELEGADO NAO TEVE!!

positivo
0
negativo
0

1 comentários