Kayc Alves
Da Redação
Uma nota do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás (Sindepol) trata como ilegítima qualquer tentativa de transferência do delegado da Polícia Civil de Aragarças. O comunicado tem circulado em sites regionais e redes sociais, mas não detalha se Ricardo Galvão estaria correndo risco de ser transferido da unidade, no município.
A nota declara o apoio da entidade ao delegado Galvão no exercício de suas atividades, em Aragarças e nas subdelegacias próximas. Segundo a manifestação, o delegado mostra “profissionalismo acima da média, tendo alcançado índices crescentes de elucidação de crimes."
Sem explicar o motivo do comunicado, o sindicato diz que refutará qualquer tentativa de transferência do servidor. “Qualquer tentativa ilegítima de transferência do delegado Ricardo Galvão da cidade de Aragarças será, de pronto, rechaçada pelo Sindepol”, diz o texto (veja na íntegra, no fim da matéria).
O Semana7 buscou informações que indicassem se a tentativa de transferência mencionada pela nota seria por retaliação política, mas não conseguiu confirmar nada. Recentemente, em entrevista ao site, o delegado não descartou a ideia de uma pré-candidatura a prefeito do município, o que pode ter despertado possíveis adversários.
Em contato com o Sindepol, a reportagem foi informada que a entidade não estava trabalhando nesta sexta-feira (26), devido ao feriado de Fundação da Cidade de Goiás, comemorado pelas repartições estaduais.
Questionado pela reportagem, o prefeito José Elias (PDT) disse que não interferiu ou tentou interferir na instituição de segurança pública, com pedido de transferência de seu titular. Mas, espontaneamente, o gestor se mostrou incomodado pelo fato de Galvão fazer o que ele classificou como “se intrometer na administração.”
“Eu vou publicar uma nota, dizendo que refuto a intromissão do delegado em atribuições que não são dele”, ironizou para a reportagem, por telefone. “Quer se meter na administração. Tem reunião de agente de saúde, ele está junto; eu exonero um agente de saúde, ele vai prestar solidariedade; eu faço outra coisa ele está junto, contestando a administração.”
O prefeito ainda criticou a atuação de Galvão frente à delegacia da Polícia Civil. “A parte dele ele não dá conta de fazer. Não conseguiu nem montar uma equipe para ele até hoje.”
O Semana7 ligou e mandou mensagens ao delegado Galvão, para questioná-lo sobre o alerta do Sindepol, mas, até o fechamento da matéria, ele não deu respostas.
Pretensões política
Na função desde 2014, o delegado ganhou notoriedade com as aparições na mídia local, à frente das operações da Polícia Civil em Aragarças. Hoje, consagrado pastor da Assembleia de Deus Madureira, Galvão figura entre as possibilidades de pré-candidatura para as próximas eleições municipais. Filiado ao PRB, o nome seria a indicação do partido para disputar a prefeitura do município.
A vaga manifestação do Sindepol vem após torna-se evidente a aproximação do delegado à política. Recentemente, em matéria publicada pelo site Semana7, Galvão foi crítico a políticos em Aragarças e revelou que desavenças entre Executivo e Legislativo impedem melhorias ao município.
O delegado também tem se aproximado da população, participando de eventos e reuniões da administração pública. Nos bastidores, esse comportamento é visto como indício para as pretensões de Galvão. Em entrevista à reportagem, recentemente, ele não descartou uma possível candidatura e disse já ter percebido que a ideia incomoda “quem está no ramo político."
Nota da Sindepol na íntegra
Por meio desta nota, o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás (SINDEPOL) manifesta irrestrito apoio ao DELEGADO DE POLÍCIA RICARDO GALVÃO, que vem desempenhando seu mister na DELEGACIA DE ARAGARÇAS (e subdelegacias próximas) desde o ano de 2014.
O referido DELEGADO mostra profissionalismo acima da média, tendo alcançado índices crescentes de elucidação de crimes, o que faz com que instituições públicas e entidades da sociedade civil confiram integral apoio ao trabalho que vem sendo desempenhado nas referidas municipalidades.
Qualquer tentativa ilegítima de transferência do DELEGADO RICARDO GALVÃO da cidade de Aragarças será, de pronto, rechaçada pelo SINDEPOL.
Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás (SINDEPOL).