BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quarta-feira, 14 de Maio de 2025

POLÍTICA Segunda-feira, 12 de Maio de 2025, 14:55 - A | A

12 de Maio de 2025, 14h:55 - A | A

POLÍTICA / sistema sobrecarregado

Prefeito diz que recursos para bancar saúde de Barra do Garças são insuficientes

Cidade atende pacientes de outras regiões e do estado de Goiás, mas continua recebendo recursos apenas como unidade municipal

Da Redação
Semana7



O prefeito Adilson Gonçalves comentou sobre a situação da saúde pública de Barra do Garças, durante coletiva de imprensa na última sexta-feira (09). Segundo o gestor, os gastos do município ultrapassam significativamente os recursos recebidos de cidades vizinhas por meio de pactuação. (Veja vídeo no final da matéria)

“Na próxima oportunidade iremos apresentar os números da saúde de Barra do Garças. São números extremamente preocupantes porque atendemos aqui diversas cidades e o que a gente recebe a título de pactuação não cobre nem a metade do que nós gastamos”, afirmou Dr. Adilson.

O prefeito destacou que o município atende pacientes de outras regiões e do estado de Goiás, mas continua recebendo recursos apenas como unidade municipal, mesmo realizando atendimentos em nível regional.

“É um problema que se arrasta há muito tempo. Não estou fazendo críticas a nenhum ex-gestor, é um problema de Barra do Garças ser polo em saúde e arcar com toda essa demanda”, explicou.

A situação, segundo Dr. Adilson, será levada para a Câmara Municipal para a discussão de um novo modelo de gestão da saúde pública na cidade. “É uma questão que deve ser discutida com toda a Câmara e a sociedade. Temos que avançar ou sempre vamos ficar em situações vulneráveis, principalmente no final de ano com fechamento de contas, de balancetes. É uma situação que vamos discutir de forma transparente”, concluiu.

Hospital regional

Em novembro de 2023, a construção de um hospital regional em Barra do Garças foi tema de uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na Câmara de Vereadores do município. O debate sobre o tema foi requerido pelos deputados Dr. Eugênio (PSB) e Moacir Couto (PP).

Na ocasião, a gestão destacou que o Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck atua com uma taxa de ocupação em torno de 95%, atendendo cerca de 20 municípios circunvizinhos, juntamente com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que atende diariamente uma média de 200 pacientes.

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Semana7 | Notícias (@semana7_)

 

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI

Comente esta notícia

chega 13/05/2025

ele nao sabe mas os que 10viaram os recursos e estão ricos sabem

positivo
0
negativo
0

Miguel 12/05/2025

Tá certinho o prefeito.exemplo pontal do araguaia que não tem hospital e até hj nenhum prefeito se interessou pq tem a barra aí sobra dinheiro fazer fogueira,arroz pequinetc

positivo
0
negativo
0

2 comentários