BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quinta-feira, 24 de Abril de 2025

POLÍTICA Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019, 13:06 - A | A

14 de Outubro de 2019, 13h:06 - A | A

POLÍTICA / De olho nas eleições

PSB tem pré-candidatos a prefeito em 4 cidades-pólo, revela presidente - confira

Mikhail Favalessa
RD News



O PSB saiu das eleições de 2018 com metade das cadeiras que tinha na Assembleia e busca para o próximo ano manter o número de vereadores, além de aumentar a quantidade de prefeitos, especialmente no interior e em cidades-pólo. Em Rondonópolis, Cáceres, Várzea Grande e Alta Floresta o partido tem nomes definidos e na Capital busca reestruturação antes de definir apoio a algum pré-candidato.

Como presidente do partido, o deputado Max Russi busca a filiação de novas lideranças para a disputa às prefeituras e também às câmaras no ano que vem. A principal meta é manter o número de vereadores no patamar atual, cerca de 140 em todo o Estado.

“É um número bom, estamos em quase todos os municípios, em praticamente 100 municípios o PSB tem representantes nas câmaras e a gente pretende manter esse número de vereadores e fazer uma boa base de prefeitos, esse é o projeto”, disse.

Em 25 e 26 de outubro o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, vem a Mato Grosso em uma campanha de filiação.

Até o momento, estão definidos como pré-candidatos a prefeito o ex-vereador Ibrahim Zaher em Rondonópolis; o empresário Flávio Vargas, em Várzea Grande; o ex-deputado Ademir Brunetto, em Alta Floresta; e também a vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, que deve ir à reeleição.

Cidades como Jaciara, Juscimeira, Barra do Garças, Água Boa, Pontal do Araguaia e Araguaiana devem ter candidatos a prefeito do PSB, além de um possível nome a vice-prefeito em Tangará da Serra. Mas, Max não adianta nomes.

Cuiabá

Na Capital, o foco deve ser a eleição de até três vereadores para reaver a base que foi desfeita com a saída do presidente da Câmara Misael Galvão - que vai para o PTB -  e as prováveis desfiliações de Marcelo Bussiki e Gilberto Figueiredo – este último atual secretário de Estado de Saúde. Marcelo e Gilberto são ligados ao governador Mauro Mendes e devem aderir ao DEM, após abertura de janela de filiação.

“Em Cuiabá a gente não tem definição nenhuma. Na verdade, em Cuiabá a gente não está bem organizado ainda, estamos, de certa forma, pela importância da Capital, estamos um pouco... não diria desestruturado, mas estamos sem um projeto ainda definido, porque não finalizamos”, avaliou Max.

A falta de um candidato próprio poderia facilitar ao PSB qual caminho escolher no momento de definir apoio a alguma candidatura. "Adilson da Levante deve ficar no PSB. O grupo que saiu do Podemos, com a filiação do Niuan (Ribeiro, vice-prefeito), em torno de 30 nomes, procurou o PSB e deve se filiar nesse evento de outubro. Vamos fazer essa construção. Construindo a chapa com os 37 candidatos a vereador, eu tenho dito o seguinte: a maioria desses candidatos vai definir o encaminhamento político, qual a coligação. Porque a gente tem que trabalhar escutando a base, que são os candidatos, com alinhamento ao candidato que devemos apoiar a prefeito da Capital”, disse.

Comente esta notícia