Da Redação
Em uma sessão gratuita e aberta ao público, estreia na próxima quinta-feira (13) o documentário barra-garcense ‘Ginga, capoeira: laços da roda’, no Centro Cultural Valdon Varjão às 19h. O filme mostra as conquistas e dificuldades enfrentadas pelos professores Sinhá e Catitu na implementação da cultura na região do Araguaia.
A ginga, movimento básico que impede o confronto direto e permite a defesa e o contra-ataque, simboliza no documentário a resiliência daqueles que buscam na capoeira uma forma de driblar as múltiplas discriminações, principalmente racial e de gênero, e superar as desigualdades sociais existentes na realidade brasileira.
Os laços formados na roda de capoeira se expandem para a roda de fora, a sociedade. Gingando para enfrentar as adversidades, as vidas de jovens pretos, pardos e brancos, em grande parte excluídos, são ressignificadas pelo exemplo dos professores Sinhá e Catitu.
O documentário foi realizado com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo gerenciados pelo município de Barra do Garças e tem a direção e roteiro da jornalista Carina Benedetti, direção de fotografia de Cristiano Costa, edição e finalização de Gilson Costta, produção de Clea Torres e captação de áudio de Rodrigo Teodoro.
O curta-metragem foi realizado em parceria com o Núcleo da Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Araguaia. (Com informações da assessoria)