João Pedro Donadel
Redação

O município de Canabrava do Norte conta com aproximadamente 840 km de estradas vicinais, além de 116 km de rodovias estaduais, dentre elas a MT 109 e MT 412. A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos e Urbanismo vêm trabalhando para recuperação e manutenção dessas vitais estradas de ligação ao município como consta na Revista AVANÇA CANABRAVA, feita pela atual administração.
Nos últimos três anos, esse trabalho que permitiu a trafegabilidade e escoamento da produção agrícola e agropecuária da região, possibilitando uma melhora econômica, principalmente aos produtores regionais.

A parceria do poder público com esses produtores foi essencial para a realização de muitos desses serviços, não só nas estradas principais, mas também nas secundárias, viabilizando conforto e qualidade ao transporte por mais opções. Um dos maiores sonhos da região é a pavimentação de trecho da MT-109, que liga Canabrava do Norte ao distrito de Espigão do Leste, pertencente ao município de São Félix do Araguaia. Essa obra será realizada graças à parceria firmada no mês de maio deste 2020, entre o Estado de Mato Grosso e as prefeituras das duas cidades envolvidas, além da participação dos produtores da região.
Numa região com grande número de rios, córregos e afins, as pontes também são de fundamental importância para essa logística funcionar. Em Canabrava do Norte, há 59 pontes ao total, sendo que dessas, 32 foram novas pontes construídas e mais sete sendo reformadas pela equipe da prefeitura municipal, dando acesso às comunidades rurais.

Para a sustentação de muitas dessas, há a necessidade de galerias de escoamento de água. Em oito pontes, previamente sendo de madeiras, foram feitas as trocas para essas galerias. A proposta agora é de que, gradualmente, as pontes de madeira sejam trocadas por essas galerias, principalmente pela escassez do material e em virtude da durabilidade à longo prazo da madeira.
A pavimentação não fica somente para as estradas e rodovias, mas também para o perímetro urbano. Foram investidos cerca de R$ 800 mil de recursos próprios para que diversas vias públicas, tanto na sede quanto no distrito Primavera do Fontoura, fossem feitas. E para economizar, a equipe da prefeitura executa as obras com equipamentos próprios a base para o recebimento da pavimentação, já os trabalhos de capa e sobrecapa é realizado com maquinários locados da empresa Construpav.
Em conjunto com a manutenção e pavimentação das ruas, a equipe também trabalha nas praças da cidade, pensando sempre na comodidade, segurança e lazer da população. A praça Vanderci Luiz Goulart recebeu revitalização, diversos bairros receberam a instalação de lixeiras em inox para a limpeza da cidade. Essas obras garantem a melhora no aspecto visual, atraindo assim ainda mais turistas, movimentando a economia local. E para a segurança destes e claro, dos munícipes, desde o início de março de 2020 Canabrava do Norte conta com vigilância por videomonitoramento, com 16 câmeras espalhadas em pontos estratégicos da cidade.
Sonho antigo

A grande obra tratada como uma das prioridades pela gestão local é a construção da orla da represa municipal. Com início no mês de maio, a empresa Império Eireli ME realizará a obra em etapas. Na primeira, a pista de caminhada, bancos, arborização, iluminação de LED, quadra de areia e playgorund serão construídos. Já na segunda etapa, que já passa por análise da liberação da verba pela Caixa Econômica Federal, será feita a construção dos quiosques e banheiros.
Ao todo serão investidos cerca de R$ 279 mil, conseguidos através de emenda parlamentar. A construção é aguardada para que o novo ponto turístico aumente ainda mais o potencial da cidade na área, trazendo mais investimentos para Canabrava do Norte.
Pagamento de julho
Seguindo o cronograma de obras, a prefeitura confirmou nesta quarta-feira (22), realizar o pagamento do mês de julho aos servidores públicos. O salário que estava programado para o dia 10 de agosto, foi depositado dentro do mês.