BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quarta-feira, 21 de Maio de 2025

CIDADES Sexta-feira, 03 de Dezembro de 2021, 15:43 - A | A

03 de Dezembro de 2021, 15h:43 - A | A

CIDADES / Emancipação política

Município de General Carneiro completa 58 anos

Em comemoração a data, a dupla Cézar e Paulinho sobe ao palco na noite de hoje e prometem alegrar os presentes

Wanderley Wasconcelos e Raoni de Sá
Da Redação



O município de General Carneiro completa hoje, 3 de dezembro, 58 anos de emancipação política. Sua administração, liderada pelo prefeito Marcelo Aquino (PL), está à frente das comemorações de aniversário, marcadas por três dias de festa e consequentemente por vários eventos, entre os quais por três shows de nível nacional.

De acordo com a programação, no dia de ontem (2) o primeiro show com a cantora Naiara Azevedo, marcado por suas canções Cinquenta Reais, Rapariga Digital, Vou te Trair, entre outras, foi muitíssima aplaudida pela população da cidade e de outras comunidades que acorreram ao show da sertaneja.

Sobe ao palco na noite de hoje (3), a dupla Cézar & Paulinho, titulares de sucessos sertanejos como “Morto de Saudade Sua”, “A Loira do Carro Branco” e “Viajante Solitário”, que promete dar animosidade à festa e que deve ser prestigiada por centenas de pessoas dada a popularidade da dupla junto aos adeptos desse gênero musical.

Para o sábado (4), está previsto a apresentação de uma outra dupla, Bruno e Barreto, que promete agitar as pessoas com o repertório sertanejo universitário, a exemplo de “Farra, Pinga e Foguete” e “Lá se foi o Boi com a Corda”, ambas somam milhões de visualizações no YouTube.

A administração municipal emitiu convites para a população local e da região para prestigiar o evento que marcam esses 58 anos de emancipação política. Os shows musicais serão no Estádio Municipal, na região central da cidade e será cobrado o comprovante das duas doses de vacinas contra a covid-19 como validação de entrada.

HISTÓRICO

Antiga vila de garimpos, distrito do município de Tesouro, embora a região tenha sido habitada inicialmente pelos povos indígenas, a exemplo da etnia bororó que hoje reside na aldeia Merure e a xavante, na reserva de Sangradouro, ambas no interior do município.

Logo depois de sua emancipação foi convocado o pleito eleitoral onde se apresentaram apenas dois candidatos: Major Catarino, (pelo o antigo PSD de Juscelino Kubistchek) que saiu vitorioso das urnas contra o engenheiro Gabriel Ferreira (UDN) que à época residia naquela pequena comunidade formada então por agricultores, pequenos produtores e garimpeiros.

Daqueles idos para os dias atuais, General Carneiro se transformou numa importante cidade da região da Grande Barra do Garças, rica em agricultura e pecuária. Segundo a administração local, o município vive a expectativa de uma grande obra que é a construção de uma orla no porto do rio Barreiro que banha a cidade.

Para o prefeito Marcelo Aquino essa obra deve fomentar, a partir dos próximos anos, o turismo ecológico e um local de lazer e entretenimento à sua população. O prefeito lembra ainda que na área de infraestrutura foram constantes avanços, com a ajuda de diversos parceiros, como o deputado Max Russi, a exemplo da ‘travessia urbana’ da avenida central da cidade, pavimentação de ruas, construção de praças, entre outras obras estruturais que devem ser um símbolo de sua gestão.

Comente esta notícia