CIDADES Sexta-feira, 03 de Maio de 2024, 14:15 - A | A

03 de Maio de 2024, 14h:15 - A | A

CIDADES / MuHNa

Museu da UFMT Araguaia passa por reforma e expansão em Barra do Garças

A previsão é que a obra seja entregue em setembro deste ano

Marcelo Borges*
Semana7



Com investimentos do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação - MCTI, o Museu de História Natural do Araguaia - MuHNA, localizado no campus universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, será totalmente reformado e expandido. A obra tem valor de R$ 576 mil e a previsão é que seja entregue em setembro deste ano.

De acordo com a professora de Biologia e diretora do MuHNA, Márcia Cristina Pascotto, os recursos terão impacto imediato para a visitação.

“O público terá um museu ainda mais inovador, com mais espaços interativos e com tecnologias de ponta, como a realidade aumentada e a realidade virtual, que estão presentes em museus de grandes centros urbanos”, explica Márcia.

O tema da nova exposição do museu será “Biodiversidade: passado, presente e futuro da vida no planeta”. O local ganhará nova coleção, que é botânica, além de novos objetos das coleções de paleontologia e de zoologia.

Além das novas atrações, os visitantes terão mais conforto térmico quando visitarem o museu com a instalação do sistema de refrigeração. Para a professora, essas reformas e recursos irão proporcionar maior proteção ao acervo, pois todos os objetos ficarão protegidos em vitrines fechadas. Com os ajustes haverá possibilidade de ampliação do acervo e implementação de novas tecnologias com a criação de novos ambientes interativos, além de mais acessibilidade e conforto aos visitantes.

Por conta da readequação estrutural, toda a exposição que estava no museu anteriormente teve que ser desmontada e, por isso, o museu seguirá fechado aos visitantes até a reabertura com uma nova exposição.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI



Comente esta notícia