João Pedro Donadel
Da Redação com Assessoria
Assessoria
Cerca de 200 veículos percorreram as ruas de Confresa em comemoração à vinda do Hospital Regional para a cidade
Na última quinta-feira (17) Confresa recebeu com enorme festa a notícia de que o Hospital Regional do Norte Araguaia será instalado no município. Em carreata com cerca de 200 veículos, observando as medidas de biossegurança de enfrentamento ao coronavírus, população e poder público, com presença do prefeito Dr. Ronio Condão (PP), comemorou a consolidação da cidade como polo regional.
No dia anterior, quarta-feira (16) o governador Mauro Mendes (DEM) definiu a construção da unidade hospitalar após análise através de parecer técnico feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). De acordo com o governador, a obra vai seguir o padrão de qualidade do Governo de Mato Grosso, para oferecer toda a estrutura necessária para o atendimento digno à população, bem como os equipamentos de trabalho aos profissionais de Saúde.
O local onde será edificada a obra pública se localiza na BR-158, saída para Porto Alegre do Norte, espaço de fácil acesso para a população de toda a região, visto que estará inserida na principal rodovia, a qual perpassa praticamente por todas as cidades do Norte Araguaia Mato-grossense.
Presente no evento, o prefeito de Confresa comemorou com toda sua equipe e os munícipes “não há alegria maior para um médico que também é gestor do município saber que abrigaremos uma construção de tanta importância para a saúde da região", disse. Em breve o Hospital Municipal terminará sua ampliação, e quando os dois hospitais estiverem em funcionamento, a cidade se consolidará como referência na saúde do Norte Araguaia.
"Quero agradecer imensamente ao governador Mauro Mendes, ao deputado estadual Nininho, deputado federal Neri Gueller, o senador Carlos Favaro, o ex-deputado Baiano Filho, os prefeitos da região, a todos os vereadores e ao empresário Ricardo Babinski” finalizou o gestor.
Atualmente, o Hospital Municipal de Confresa, localizado no centro do município, atende toda a região com diversos procedimentos, inclusive cirúrgicos, e continuará sendo uma unidade de referência. O hospital, após concluir obras de reforma e ampliação, terá o dobro de leitos - além de 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Na carreata, além de Ronio Condão, estiveram presentes a vice-prefeita Claudia Voltolini (DEM), vereadores, secretários municipais e demais membros da comunidade confresense.
O Hospital
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, explicou que o Hospital contará com 111 leitos de enfermaria e 40 UTIs, entre adultas, pediátricas, neonatal e unidade semi-intensiva neonatal, para atendimento na média e alta complexidade.
A unidade de Saúde também vai ter 10 consultórios médicos, 2 consultórios para atendimento a gestantes, 6 salas de centro cirúrgico, além de espaços para banco de sangue, banco de leite materno e realização de exames, como tomografia e colonoscopia. A previsão é que após a licitação e a definição da empresa que irá tocar a obra, o hospital seja entregue em até 24 meses.
"A região do Araguaia ganha muito com esse Hospital Regional. A equipe técnica entendeu que o município de Confresa reúne aspectos técnicos e necessários para o funcionamento desta unidade, que atenderá diversos municípios da região. Esse será o mais moderno hospital do Araguaia", frisou o secretário.