Da Redação
No último sábado (15), foi realizada no Rancho Leal, no distrito Santo Antônio do Fontoura, localizado no município de São José do Xingu (MT), a primeira prova de working penning, competição a cavalo. Na ocasião, houve também a prova de três tambores nas categorias júnior, jovem e aberta.
Realizado há 12 anos, o projeto consiste em treinar crianças para ter contato com os animais e momento de diversão com a família, incentivando a prática esportiva.
Segundo Eurimar Leal, treinador de cavalos nas modalidades working penning, ranch sorting e três tambores, a atividade atrai o interesse das crianças. "Ver o sorriso dos pequenos ao aprenderem a montar no animal é muito gratificante", disse.
Além disso, o treinador comentou sobre um projeto de equoterapia para crianças especiais, que ainda não foi executado devido à falta de parcerias. No entanto, a prefeitura de São José do Xingu, por meio do prefeito Sandro Costa, tem demonstrado sinais de apoio à iniciativa. Para Eurimar, a semente foi plantada nesse evento para treinar estas crianças e, no futuro, descobrir novos talentos na modalidade.
O work penning é uma competição realizada a cavalo que deriva de outra, o team penning. Ambas consistem em separar os bois, tocando-os para o curral ou outras áreas específicas da fazenda, com a diferença que uma é realizada individualmente e a outra em equipe.
(Com informações de O Araguaia)
Reprodução

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
Star Publicidade
