João Pedro Donadel e Ronan de Sá
Da Redação
O transporte de pacientes para fora do município de Barra do Garças revelou ser o ‘calcanhar de Aquiles’ da gestão do prefeito Adilson Gonçalves (PSD).
Isto porque, em função da deficiência de ambulâncias, o transporte adequado de doentes às outras cidades, como Cuiabá e ou Goiânia (GO), aconteciam de forma improvisada.
No último dia de 2022, o Semana7 flagrou uma situação inacreditável no Hospital Municipal Milton Morbeck, em Barra do Garças.
Três pacientes, sendo dois com fraturas graves, seriam transportados na mesma ambulância para Várzea Grande, à cerca de 550 km de distância, com um deles 'acomodado' em um colchonete estendido no assoalho do veículo.
Ao se deparar com a situação, os familiares de um dos enfermos, que estava com uma fratura tornozelo esquerdo, não permitiu que sua parente fosse transportada daquela maneira. Além dela, iriam na ambulância um senhor com uma fratura também na perna que ocuparia a única maca do veículo e outro homem com uma fratura na mão.
Os dois homens foram transferidos naquele dia, enquanto a outra paciente aguardou pelo retorno desta ambulância, até então, a única disponível para a realização do transporte.
O caso foi levado ao prefeito Adilson Gonçalves nessa quarta-feira (4). Ao tomar ciência, o gestor classificou como uma situação incompatível com o que sua administração deve oferecer à população.
De pronto, ele ligou para a Coordenadora Geral da Secretaria Municipal de Saúde, Salete Lauermann, que também disse não ter conhecimento sobre o caso e que iria averiguar. Adilson convocou uma reunião para logo mais, às 15h, com a diretoria do hospital para apurar as responsabilidades.
"Existe todo um trâmite para o transporte de paciente; vai o paciente, um acompanhante, um profissional da saúde e um motorista. Não se pode transportar ninguém desta forma", reforçou o prefeito.
O porquê de isso ter acontecido foi a falta de veículos no município para o transporte. Adilson relembrou que no início de sua gestão, há dois anos, o município dependia dos veículos de cidades vizinhas. Agora, a cidade conta com duas ambulâncias, contudo, uma estava estragada há 90 dias, na cidade de Goiânia com problemas mecânicos. "A fábrica disse que iria nos cobrar o motor, mas está na garantia. O caso já foi repassado para o nosso jurídico", informou Salete.
Além destas duas ambulâncias, a gestão também já adquiriu outras três para o transporte de pacientes. Entretanto, as novas ainda não estão no pátio da prefeitura. Por ora, Barra do Garças, deverá contar com a ajuda do Consórcio Intermunicipal de Saúde e/ou locará uma temporariamente, caso haja necessidade, pois, o veículo que realizou o transporte no réveillon até Várzea Grande (Hospital Metropolitano) também apresentou problemas mecânicos e será consertado após seu retorno para Barra do Garças.
Veja abaixo a entrevista completa do prefeito Adilson Gonçalves sobre o assunto.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
Secom MT

Cleusa de Souza Barbosa 05/01/2023
Isso é um absurdo
1 comentários