EDUCAÇÃO Quarta-feira, 03 de Abril de 2024, 09:19 - A | A

03 de Abril de 2024, 09h:19 - A | A

EDUCAÇÃO / democracia

Com 51% de votos, professora Marluce vence consulta informal para reitoria da UFMT

Ela agora encabeçará a lista tríplice e deve ser nomeada pelo presidente Lula

Marcelo Borges*
Semana7



A professora Marluce Aparecida Souza e Silva, da chapa 1, foi a mais votada para a reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT para o quadriênio 2024/2028 durante um processo de votação da comunidade acadêmica realizada nesta terça-feira (2). Ela teve 51% dos votos, enquanto Evandro Soares, atual reitor, recebeu 47%.

Após o processo de escolha, os nomes dos candidatos com maior número de votos serão encaminhados ao conselho diretor da UFMT, esse por sua vez votará novamente se chancelará o nome. Só depois de aprovado, é encaminhado uma lista tríplice ao presidente da República, que definirá quem comandará a reitoria da instituição, uma vez que não existem regras que regulamentem isso.

O envio da lista é apenas uma forma de mostrar ao presidente quais nomes a comunidade acadêmica tem maior apreço e interesse. A expectativa é de que Lula nomeie Marluce como reitora da UFMT. Bolsonaro em sua gestão ignorou diversas listas e nomeou seus aliados como reitores.

Entre as principais propostas para o Campus do Araguaia, por parte da candidata eleita, estão: construção de uma Casa do Estudante Universitário - CEU e de uma creche dentro dos campi para atender estudantes que são pais ou mães, além da criação de um sistema de restrição de acesso ao campus da universidade.

A candidata também afirmou durante debate seu compromisso no apoio para abertura de novos cursos no campus, como medicina, medicina veterinária e outros.

Marluce é graduada em serviço social pela Faculdades Integradas do Triângulo Mineiro e direito pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. É mestre e doutora em política social pela Universidade de Brasília.

Na trajetória dentro da UFMT, exerceu as funções: Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS, membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE e do Conselho Universitário - CONSUNI. Foi também coordenadora do projeto ação integrada de combate ao trabalho escravo em Mato Grosso e coordenadora do núcleo de estudo e organização da mulher - NUEPOM.

Seu vice, Silvano Macedo, é graduado em direito, possui mestrado em direito agroambiental e é doutor em saúde coletiva, tudo pela própria UFMT. Foi coordenador do núcleo de
prática jurídica da faculdade de Direito, corregedor geral do município de Cuiabá e vice-presidente do tribunal de ética e disciplina da OAB/MT.

Caso sejam nomeados, Marluce e Silvano assumem oficialmente a reitoria da universidade em outubro de 2024.

*Com supervisão de Andrezza Dias

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI



Comente esta notícia