Marcelo Borges
Semana7
O Ministério da Educação - MEC aprovou na última semana a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Práticas e Políticas Culturais - PPEPPC no campus Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. O mestrado acadêmico será ofertado pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS.
A aprovação foi feita pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior - CTC-ES da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, entidade ligada ao MEC.
Com o objetivo de atender às demandas formativas de profissionais da educação básica e do ensino superior, o programa contará com duas linhas de pesquisa: A linha Educação, Sociedade e Cultura e a linha Teorias da Educação, Práticas e Políticas Educacionais.
O processo seletivo ocorrerá após a autorização, com publicação no Diário Oficial da União, onde a Capes irá autorizar o início das inscrições e atividades, que segundo membros da comissão organizadora, devem ocorrer no segundo semestre de 2025.
O programa tem o objetivo de capacitar e qualificar profissionais da área da educação que atuam na rede pública ou privada da região do Araguaia, propiciando formação abrangente e com capacidade crítica. A ideia é formar profissionais qualificados capazes de utilizar o método científico e a pesquisa para agregar valor às suas atividades.
O professor Odorico Cardoso, do curso de letras, explica que os primeiros cursos de graduação ICHS foram Letras, Matemática e Ciências Biológicas nos anos de 1981 e que dentre os três institutos que compõem o campus Araguaia da UFMT, o ICHS era o único que não possuía um programa de pós-graduação.
“Foram cinco anos de muitas reuniões feitas de dores, alegrias, estudos, muita transpiração e inspiração, enfim, conseguimos, nossa equipe foi guerreira e poderemos oferecer um curso de mestrado para formar professores e técnicos que possam trazer mais qualidade, engajamento, pesquisa, transformação, emancipação e cidadania aos nossos educadores e educadoras”, disse o docente.
A comissão ainda explicou as finalidades do programa. “É propor e desenvolver projetos que visem minimizar as situações de desigualdades educacionais, de modo a atender às expectativas de muitos profissionais que atuam em diferentes níveis, etapas e modalidades e buscam aprimorar sua qualificação profissional, como oportunidade de ampliar suas condições intelectuais e obter melhores condições de vida”, afirmou em nota divulgada. (Com informações da assessoria)
Sócrates Pereira Silva 06/11/2024
Eis o resultado do árduo trabalho dos professores da UFMT, que deve ser reconhecido e parabenizado e que contribui para a construção de um país melhor. Quem ganha somos todos nós: educadores e educandos e aqueles que valorizam a decência e boas práticas públicas.
Maria Aparecida de Castro Araújo 05/11/2024
Deus abençoe infinitamente toda a equipe que trabalhou arduamente para essa grande conquista!!!!! Parabéns ????
2 comentários