EDUCAÇÃO Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2023, 15:38 - A | A

13 de Dezembro de 2023, 15h:38 - A | A

EDUCAÇÃO / SEDUC

Torneio de robótica educacional começa nesta quarta-feira (13) e reúne estudantes de diversos municípios de MT

Evento realizado em Cuiabá contará com 48 equipes, divididas entre Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Rui Matos | Seduc-MT



Estudantes da Rede Estadual de Ensino se reúnem em Cuiabá, a partir desta quarta-feira (13.12), para as disputas do 1º Torneio de Robótica Educacional de Mato Grosso. A competição é realizada na Fatec Senai, no Porto, e é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), em parceria com a Sim Inova, com apoio do Senai-MT.  

Até quinta-feira (14), 48 equipes participam do torneio, sendo 21 delas formadas por estudantes do Ensino Fundamental II e 27 equipes do Ensino Médio. 

A abertura oficial do torneio ocorre a partir das 17h nesta quarta-feira, e, no dia 14, os desafios acontecerão das 8h às 17h. O torneio é presencial e aberto ao público. Também será possível acompanhar a competição pela internet, com transmissão ao vivo no canal da Seduc no Youtube.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ressalta que o torneio é uma experiência valiosa para os estudantes.

“Incentivamos iniciativas que estimulam o desenvolvimento dos nossos estudantes. O torneio traz a proposta de uma competição que leva à colaboração e ao trabalho em equipe, gerando desenvolvimento contínuo”, frisa.

Com a robótica educacional os estudantes aprendem lógica de programação, pensamento computacional, além de habilidades e competências comportamentais, organizacionais, socioemocionais, cognitivas e de comunicação.

“O uso da robótica educacional em nossas escolas já mostrou que os estudantes apresentam ganhos de desempenho em todas as disciplinas”, completa Alan.

Desafio de robôs

O torneio será um evento clássico de competição saudável, baseado na modalidade “Desafio de Robôs”, onde os estudantes terão de usar a criatividade, inovação e estratégia desde a montagem até a execução dos comandos para o protótipo montado, que será posto à prova em uma arena onde duas equipes se enfrentarão.

Vence a prova o robô que permanecer dentro da arena, fazendo uso de diversas estratégias – desde desviar-se do robô da outra equipe para se manter no perímetro ou, até mesmo, arriscar a empurrar o robô adversário para fora da arena. 

As atividades são alinhadas à Base Nacional Comum Curricular e contemplam a metodologia Steam (sigla para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e a Cultura Maker (aprender fazendo), o que permite a interdisciplinaridade e a aprendizagem significativa.

O evento proporciona uma oportunidade única para os estudantes demonstrarem criatividade e trabalho em equipe.

“O torneio permite que os estudantes pratiquem seus conhecimentos de robótica de forma inovadora, colaborativa e com alto grau de aprendizado”, diz Ivan Ipólyto, CEO da empresa desenvolvedora do programa SimRobótica.

Além de escolas de Cuiabá, participam equipes dos municípios de Água Boa, Pontal do Araguaia, Mirassol D´Oeste, Nova Brasilândia, Juara, Aripuanã, Matupá, Jauru, Comodoro, Primavera do Leste, Alto Taquari, Itanhangá, Sorriso, Tangara da Serra, Barra do Bugres, Várzea Grande, Jangada, Paranaíta, Barra do Garças, Araguaiana, Araputanga, Mirassol d'Oeste, São Jose do Rio Claro, Diamantino, Juína, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, Paranatinga, Alto Araguaia, Colíder, Campo Novo do Parecis, Nossa Senhora do Livramento. As atividades estão alinhadas entre as Diretorias Regionais de Educação (DREs) e as unidades de ensino. 

Confira outras informações sobre o torneio e o regulamento completo na página do evento (clique aqui).

Para assistir a transmissão da abertura do torneio nesta quarta-feira, clique aqui. Já a transmissão do torneio, na quinta-feira, será realizada por este link

 

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Educação BG



Comente esta notícia