Da Redação
Começa nesta segunda-feira (19), às 19h, no Barra Center Shopping, em Barra do Garças, a terceira edição local do festival internacional 'Pint of Science', que transforma bares e restaurantes em espaços de divulgação científica. A iniciativa, que segue até quarta-feira (21), reúne pesquisadores para discutir temas atuais da ciência com o público de forma leve e acessível.
Com entrada gratuita, o evento tem como proposta aproximar a ciência da sociedade fora do ambiente acadêmico. “O diferencial do Pint of Science é justamente tirar a ciência da universidade e levá-la para onde as pessoas estão, em um ambiente descontraído, onde elas podem ouvir, interagir e participar”, explica Yago Grégory, coordenador de marketing local do festival.
A programação inclui três noites de bate-papos com especialistas sobre temas que vão desde centros de pesquisa e ecossistemas até investigações sobre a saúde do solo e técnicas de imagem científica. Todas as apresentações começam às 19h e contam com a participação de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
De acordo com Yago Grégory, Barra do Garças é uma das cidades brasileiras com maior adesão ao evento, que acontece simultaneamente em mais de 25 países. "Barra do Garças sempre traz um público recorde a cada ano. É um evento que as pessoas têm se interessado, têm gostado, ano após ano. Sempre traz questões muito relevantes, não só para a sociedade de forma geral, mas principalmente para a nossa comunidade", afirma o coordenador.
A realização local é feita pela Roncador Valley em parceria com a UFMT. Para participar, é recomendável realizar inscrição prévia por meio do link: https://www.sympla.com.br/evento/pint-of-science-barra-do-garcas-2025/2937287?referrer=www.google.com&referrer=www.google.com
Confira a programação completa:
19/05 (segunda-feira), às 19h
Revolução na ciência: como funciona um centro multiusuário de pesquisa – Dra. Madileine Américo (UFMT)
Como Amazônia e Cerrado podem cicatrizar sua queimadura – Ms. Luana Hochberger (UFMT)
20/05 (terça-feira), às 19h
Como investigar a saúde da terra e das plantas? – Dr. Paulo Afonso Ferreira e Ms. Kátia Meirelles (UFMT)
21/05 (quarta-feira), às 19h
Raios X: Revelações que nem o microscópio viu – Dr. Jackson Resende e Dra. Danielle Ribeiro-Brasil (UFMT)