Da Redação
Semana7
Durante participação no podcast Semana7, na última quarta-feira (10), o comandante da 1ª Companhia Independente Bombeiro Militar (1º CIBM) de Barra do Garças, major André Luiz Dechamps, alertou sobre os riscos das queimadas em lotes urbanos e ressaltou a importância de limpeza frequente nessas áreas. (Veja vídeo no final da matéria).
Segundo Dechamps, grande parte dos incêndios acontece porque os proprietários não cuidam dos lotes e deixam o local sujo. “Para eu ter fogo, preciso ter combustível. Então, se não tiver um combustível lá, se eu não tiver um mato, se o terreno estiver limpo, eu não tenho fogo”, disse.
O comandante também ressaltou que é preciso ficar alerta com a umidade relativa do ar, que deverá ter redução drástica nas próximas semanas. “A gente está entrando agora em uma das épocas mais secas, a umidade do ar vai cair muito. Quando o tempo está muito seco, eu tenho as manhãs e as noites muito frias, e a tarde muito quente. Essa oscilação da temperatura que a gente enfrenta constantemente, ela traz a propagação de vírus e outras doenças respiratórias, isso aumenta o atendimento na UPA e nos hospitais, eu saio de um problema ambiental para um problema de saúde”, explicou.
Ainda de acordo com o major, quem deixa de fazer a limpeza de terrenos pode ser multado pelos órgãos fiscalizadores. “A pessoa que não limpa o terreno, ela leva uma multa por não ter limpado o terreno e se acontecer um incêndio lá ela leva outra multa. [...] Em fevereiro a gente estava com um problema de dengue aqui. Não só aqui, no Brasil inteiro. Estava com superlotação nos hospitais e houve mortes por conta da dengue. E a dengue estava sendo proliferada onde? Dentro de casas abandonadas, casas vazias”, afirmou.
A entrevista completa está disponível neste LINK.